Santiago Chamorro, novo Presidente da General Motors para a América do Sul, falou em encontro virtual com jornalistas nessa quarta-feira (22/9) que os campeões do mercado estão voltando. O executivo se refere aos modelos Chevrolet Onix e Tracker, dois dos carros mais afetados pela escassez de semicondutores e que tiveram a produção interrompida por um bom tempo – no caso do hatch e do sedã Onix Plus, a fábrica ficou parada por quase cinco meses.
“Vamos dobrar a produção de Onix e Tracker, anunciando a volta do segundo turno a partir de segunda-feira (4/10) em Gravataí (RS)”, revela o executivo. Desta forma, todas as fábricas da GM no Brasil passarão a operar em dois turnos, incluindo São José dos Campos (SP). O complexo no interior paulista havia reduzido seu ritmo de produção, enquanto Gravataí e São Caetano do Sul (SP) pararam completamente – esta última para iniciar a preparação da linha de montagem para a nova geração da picape Montana.
Chamorro também falou sobre a crise mundial de falta de componentes eletrônicos. “A situação de semicondutores continua volátil e vamos precisar continuar trabalhando em cima do momento, quase que 'just in time'. Não podemos falar que o problema passou, vai continuar e é preciso ficar muito atento ao problema”.
O Motor1.com perguntou se a marca estuda retirar algum componente para evitar uma nova interrupção, como a Volkswagen fez com Fox, Nivus, Polo e Virtus. O executivo afirmou que estão estudando alternativas para mitigar o problema, mas dificilmente vão remover algum equipamento para manter a produção. “Não podemos mexer na característica de nosso produto, no diferencial, no que os nossos clientes buscam”, explica Chamorro.
O retorno da produção em Gravataí e São Caetano do Sul já tem gerado uma reação da Chevrolet no ranking de emplacamentos. Nos resultados da 1ª quinzena de setembro, o Onix já figura na 8ª posição do ranking, enquanto o Tracker estava na 12ª posição e o sedã Onix Plus foi o 14º mais vendido. No entanto, o próprio executivo da GM admitiu que a paralisação das fábricas fez com que a empresa deixasse de produzir por aqui cerca de 200 mil veículos.
Enquanto as fábricas voltam a operar em um ritmo mais intenso, a GM prepara quatro lançamentos para o mercado nacional neste ano. O Chevrolet Bolt renovado já iniciou sua pré-venda, mas teve suas entregas adiadas por conta da paralisação da montagem nos EUA, após os casos de incêndio. O Equinox renovado também foi confirmado oficialmente, vindo do México e com estreia prevista para o mês que vem. Também veremos a S10 Z71, versão com um pacote mais aventureiro do que a High Country; e o Cruze Sport6 RS, variante com design esportivo na mesma linha do que foi vendido nos EUA.
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