O Chevrolet Onix 2022 está, aos poucos, chegando às lojas. A crise de semicondutores segue atrapalhando a indústria automotiva no Brasil e até fez modelo da Chevrolet perder a liderança. Agora o hatch inicia uma espécie de "corrida de recuperação" para reconquistar o máximo de espaço possível em 2021, já que sua linha de montagem ficou totalmente paralisada por mais de dois meses. A boa notícia é que ele começa a aparecer nas concessionárias, mas a má é que a fila de espera é longa.

Produzido na fábrica da Gravataí (RS), os modelos Onix e Onix Plus tiveram sua linha de montagem reativada no dia 16 de agosto. Vale lembrar que antes desse período o complexo fabril gaúcho teve sua produção interrompida em outras ocasiões, com a primeira sendo anunciada em março. Agora a produção, já como modelo Onix 2022, estão inicialmente sendo entregues a quem fez reserva antecipada – com data desde abril.

Para conferir como está a situação na prática, o Motor1.com entrou em contato com algumas concessionárias da cidade de São Paulo para saber quanto tempo de espera o consumidor que procurar um Onix vai enfrentar. Em todas as lojas consultadas, procuramos pelo Onix LT turbo automático com preço tabelado em R$ 82.790. Todas as concessionárias estão praticando o mesmo preço, sem qualquer tipo de ágio – mesmo com a falta de Onix no mercado.

Novo Onix Hatch nas lojas

No contato com uma concessionária da zona sul da cidade, a espera pelo hatch é a menor dentre todos os endereços listados, que vai de 25 a 30 dias. Nessa unidade o vendedor disse que todos os dias são recebidos veículos da fábrica, os quais são imediatamente direcionados para quem já tinha efetuado a reserva do hatch, cuja lista de espera vem desde abril. Ligamos também para uma grande revenda na zona oeste, a qual também informou o prazo de entrega de 30 dias para o hatch, bem como o Onix Plus e Tracker.

Já em outra unidade, também na zona oeste, a resposta foi de que a espera pelo Onix é de 60 dias, mesmo prazo para o Tracker. No entanto, esse tempo cai para 30 dias se o modelo escolhido foi o Onix Plus. O tempo de dois meses para a entrega do Onix, Onix Plus ou Tracker também é realidade em uma loja na zona norte de São Paulo.

Chevrolet Onix Plus 2020

Por fim, uma concessionária na zona leste da capital tem situação mais crítica: não tem carro nem sequer para daqui a 60 dias. Ou seja, não há veículo nem no showroom da loja para ser exibido para potencias compradores, o que mostra como a crise de semicondutores realmente vem atrapalhando as vendas de automóveis no país. Como alento, a vendedora relatou que uma listagem de veículos chega na próxima semana da fábrica, e assim poderá ter uma data estimada para entrega do veículo.

Chevrolet Onix teve pior resultado em vendas desde 2012

Para se ter ideia do drama vivido pelo hatch, no mês de agosto o Onix registrou o seu pior número de vendas ao emplacar apenas 410 unidades. Essa é pior marca do hatch desde que ele começou ser vendido em 2012, quando ele registrou apenas 242 unidades – período quando suas primeiras unidades começaram a ser emplacadas.

A situação agora é outra por conta da falta de semicondutores na indústria automotiva, problema que deve se estender para o ano que vem, segundo especialistas. Com esse cenário, a General Motors afirmou que a fábrica de Gravataí (RS), responsável pela produção do Onix e Onix Plus, está operando atualmente apenas em um turno.

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