Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
No país asiático, disputa pelo título de híbrido plug-in mais eficiente virou briga, com carros que podem percorrer mais de 2.000 km
Na China, o mercado de automóveis hoje é dominado pelos chamados NEVs (New Energy Vehicles), ou seja, veículos com algum tipo de eletrificação, sendo mais da metade dos carros registrados pertencentes a categoria dos híbridos plug-in (PHEV) e dos elétricos com extensores de autonomia (EREVs).
Estamos falando de mais de um milhão de carros em um único mês e, com esses números em jogo, é fácil ver como os diversos fabricantes de automóveis chineses estão tentando conquistar novos clientes com inovações tecnológicas, estilo e desempenho.
Geely Galaxy E5
A última tendência que está surgindo no maior mercado de carros do mundo (21,7 milhões de carros em 2023) diz respeito a um tipo de desafio de eficiência para determinar quem produz o carro híbrido plug-in mais eficiente em termos de combustível. Várias marcas, como BYD, Geely, Chery e Roewe (pertencente ao grupo SAIC), estão participando dessa nova corrida de baixo consumo e também estão anunciando novos recordes de autonomia, principalmente com os modelos elétricos com extensores de autonomia (EREVs).
Mais de 2.200 km em um tanque cheio
Em julho de 2024, a Chery entrou para o Guinness Book of Records com o recorde de autonomia para um SUV: usando todo o conteúdo do tanque e da bateria, o SUV híbrido plug-in Fulwin T10 rodou 2.169 km.
Chery Fulwin T10
Roewe D7 DMH
Em outubro, um novo recorde do Guinness foi estabelecido pelo sedã híbrido plug-in Roewe D7 DMH, que percorreu 2.208 km com um tanque cheio. Em ambos os casos, o consumo foi extremamente baixo, na casa dos 40 km/l.
Alguns carros chineses supereficientes
Geely Galaxy Starship 7 | BYD Seal 06 DM-i | Fulwin T10 | Roewe D7 DMH | |
Motor térmico | 1.5 de quatro cilindros e 111 CV |
1.5 de quatro cilindros 102 CV |
1,5 de quatro cilindros 156 CV |
1,5 de quatro cilindros 112 CV |
Eficiência do motor térmico | 46,5% | 46,06% | 44,5% | 43% |
Motor elétrico | 2 | 1 | 2 | 1 |
Potência total | 399 CV | ND | 627 CV | 320 CV |
Bateria | 29,94 kWh | 15,87 kWh | 34,46 kWh | 21,4 kWh |
Alcance elétrico | 150 km | 120 km | 210 km | 125 km |
Autonomia total | 2.390 km | 2.100 km | 1.400 km | 1.400 km |
Consumo combinado | 38 km/l | 34,4 km/l | 17,3 km/l | 23,2 km/l |
Aproximando-se do limite (homologado) de 40 km/l
Com o lançamento do SUV Galaxy Starship 7, da Geely, que, de acordo com os dados de homologação, consome ainda menos que seu rival direto BYD Seal 06 DM-i, essa briga deve subir para um novo nível. O Geely tem uma eficiência termodinâmica declarada de 46,5%, que supera os 46,06% do BYD. O novo Galaxy Starship 7 também promete percorrer 2.390 km com tanque e bateria cheios, contra os 2.100 km do Seal 06 DM-i.
Geely Galaxy Starship 7
BYD Seal 06 DM-i
Isso significa que o consumo combinado da BYD de 34,4 km/l é igualado pelo espetacular número homologado da Geely de 37,4 km/l. Deve-se lembrar, entretanto, que o ciclo de homologação da China para carros novos, o CLTC, é semelhante ao antigo NEDC europeu e também é muito mais inclinado a exaltar o baixo consumo dos carros híbridos plug-in do que o nosso PBEV.
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