O segmento de picapes continua vivendo um ótimo momento comercial no país. Segundo os números oficiais da Fenabrave, em agosto foram emplacadas 33.356 unidades, 26,4% a mais do que no mesmo período do ano passado. Numa comparação com o mercado como um todo, que recuou 8,65%, o desempenho se torna ainda mais expressivo.
Modelo mais vendido no geral no mês passado, a Fiat Strada (9.111) ultrapassou os 85% de market share entre as picapes menores. Vale ressaltar, no entanto, que a Volkswagen Saveiro (1.561), esperando por uma reestilização, é a sua única concorrente real, já que a Chevrolet Montana (33) deixou de ser produzida e só retornara ao mercado como um modelo maior.
Picapes Pequenas |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
AGO/21 |
JUL/21 |
AGO/20 |
% AGO 21 |
% JUL 21 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
FIAT STRADA |
79614 |
9111 |
9438 |
8689 |
85,11% |
86,24% |
-3,46% |
4,86% |
2º |
VW SAVEIRO |
18540 |
1561 |
1409 |
3197 |
14,58% |
12,87% |
10,79% |
-51,17% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
2109 |
33 |
97 |
853 |
0,31% |
0,89% |
-65,98% |
-96,13% |
|
|
100263 |
10705 |
10944 |
12739 |
100,00% |
100,00% |
-2,18% |
-15,97% |
Na faixa de cima, a Fiat Toro (6.685), embora com leve retração na comparação com o resultado recorde de julho (7.029), manteve uma participação de mercado próxima dos 30%. O grande destaque do mês, no entanto, veio da Chevrolet: com 4.798 unidades, a S10 não tinha um resultado tão bom desde maio de 2014 (5.018). Mais do que isso, a picape foi o carro-chefe da marca em agosto.
Das dez primeiras colocadas, apenas a VW Amarok (909), 8ª, teve resultado inferior ao de 2020 (-3,7%). Terceira, a Toyota Hilux (4.363) cresceu pouco mais de 62%, enquanto a Ford Ranger (2.180) teve alta superior a 70% e respondeu por quase 86% dos emplacamentos da marca no mês passado (2.549). Fechando o top 5, a Nissan Frontier (1.161) não alcançava desempenho similar desde abril de 2014 (1.445).
Apesar de perder quase a metade do total de julho, quando registrou seu recorde no país, a Renault Duster Oroch (986) teve um incremento superior a 260% frente a 2020. Mais uma vez no top 10, a gigante RAM 2500 foi a nº 1 para 368 consumidores – nos últimos dois meses, foram quase mil unidades de uma picape que custa mais de R$ 400 mil.
Picapes Médias / Grandes |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
AGO/21 |
JUL/21 |
AGO/20 |
% AGO 21 |
% JUL 21 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
FIAT TORO |
47806 |
6685 |
7029 |
4823 |
29,51% |
30,54% |
-4,89% |
38,61% |
2º |
CHEVROLET S10 |
21722 |
4798 |
4142 |
2063 |
21,18% |
18,00% |
15,84% |
132,57% |
3º |
TOYOTA HILUX |
28175 |
4363 |
4575 |
2690 |
19,26% |
19,88% |
-4,63% |
62,19% |
4º |
FORD RANGER |
13810 |
2180 |
1827 |
1279 |
9,62% |
7,94% |
19,32% |
70,45% |
5º |
NISSAN FRONTIER |
6839 |
1161 |
922 |
561 |
5,13% |
4,01% |
25,92% |
106,95% |
6º |
MITSUBISHI L200 |
7911 |
1045 |
1077 |
927 |
4,61% |
4,68% |
-2,97% |
12,73% |
7º |
RENAULT DUSTER OROCH |
8806 |
986 |
1872 |
271 |
4,35% |
8,13% |
-47,33% |
263,84% |
8º |
VW AMAROK |
5062 |
909 |
857 |
944 |
4,01% |
3,72% |
6,07% |
-3,71% |
9º |
RAM 2500 |
2014 |
368 |
560 |
40 |
1,62% |
2,43% |
-34,29% |
820,00% |
10º |
EFFA V21 |
339 |
73 |
56 |
35 |
0,32% |
0,24% |
30,36% |
108,57% |
11º |
RAM 1500 |
428 |
47 |
68 |
0 |
0,21% |
0,30% |
-30,88% |
- |
12º |
EFFA V22 |
134 |
33 |
25 |
15 |
0,15% |
0,11% |
32,00% |
120,00% |
13º |
AGRALE MARRUÁ |
2 |
1 |
1 |
0 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
- |
14º |
CHEVROLET SILVERADO |
3 |
1 |
1 |
0 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
- |
15º |
FORD F150 / F250 |
2 |
1 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
|
|
143053 |
22651 |
23012 |
13648 |
100,00% |
100,00% |
-1,57% |
65,97% |
Fonte: Fenabrave
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novas Chevrolet S10 e Spin 2025 chegam à Argentina por até R$ 360.000
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
GM contratará 200 funcionários para fábrica da S10
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Chevrolet S10 2025 tem primeiro reajuste e fica mais cara em toda linha
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Teste: Chevrolet S10 High Country 2025 melhorou tudo o que pôde