A Toyota revelou a nova Hilux GR Sport, versão “esportivada” que virá com a reestilização atual da picape, à venda no Brasil desde o final do ano passado. A caminhonete foi apresentada na Tailândia (um dos principais mercados de picapes médias no mundo) e tem previsão de desembarcar em terras tupiniquins no ano que vem, de onde virá importada da Argentina.
A nova Hilux GR Sport é baseada na versão Rocco, versão de apelo aventureiro que é vendida no sudeste asiático – e que até já foi vista camuflada rodando pelas ruas do Brasil. A diferença é que a GR Sport converte esse estilo fora de estrada em favor de um visual mais esportivo, à exemplo da moldura da grade dianteira sendo pintada na cor da carroceria em vez do cinza da Rocco. E em vez do logo tradicional, a picape traz o nome Toyota por extenso. A proteção inferior frontal do para-choque é pintada de preto, mesmo tom usado nas molduras ao redor dos faróis de neblina.
Galeria: Toyota Hilux GR Sport 2022 - Tailândia
Na lateral as molduras das caixas de roda também são pintadas na cor da carroceria, com a parte superior trazendo um acabamento em preto. É destaque ainda os grafismos em preto e vermelho nas laterais e também na tampa da caçamba, assim como no modelo pré-facelift. O logo GR Sport é espalhado por todos os cantos da picape, passando pela grade dianteira, portas dianteiras e na tampa traseira. Por fim, há rodas de liga-leve de 18 polegadas, capas dos retrovisores e santantônio pintados de preto.
Pulando para a parte interna, a picape traz bancos com acabamento em couro e camurça com o logo GR Sport no encosto, fora os detalhes em vermelho na parte superior, mesma tonalidade das costuras dos assentos e do volante – que tem um marcador em vermelho na parte central e um detalhe em cinza na parte inferior que carrega o logo GR. Por fim, o painel de instrumentos traz a tela de inicialização GR Sport.
Como é padrão em uma versão apenas “esportivada”, o motor segue o mesmo da versão convencional: um 2,8 turbodiesel de 204 cv e 51 kgfm de torque, disponíveis entre 1.600 e 2.800 rpm. O câmbio é sempre automático de 6 marchas, com tração 4x4 com reduzida. A única mudança mecânica fica para a suspensão monotubo. Itens como faróis e lanternas fullLED, sistema de câmera com visão 360 graus, monitor de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro estarão presentes na Hilux GR Sport.
A Hilux GR Sport tem previsão de ser produzida fábrica de Zárate, na Argentina, a partir de 2022, como confirmou Juan Pablo Grano, gerente geral de marketing da Toyota Argentina, ao Autoblog Argentina na última semana.
Hilux GR Sport tem versão “rebaixada” para o mercado asiático
A curiosidade fica para a Hilux GR Sport rebaixada inspirada na versão Z Edition, que é feita sobre a versão com suspensão mais baixa (chamada de low floor) da picape oferecida no sudeste asiático – bastante popular naquele mercado.
Com suspensão 23 mm mais baixa, a Hilux GR Sport Low floor soma spoilers na dianteira, entradas de ar falsas na dianteira, saias laterais e um difusor traseiro preto – ficando parecida com as famosas picapes UTEs australianas. As rodas de 17 polegadas são pretas com aro prateado e calçam pneus de perfil mais baixo. Complementam o visual esportivado as pinças de freio vermelhas com emblema GR e espelhos retrovisores pretos.
Por fim, o motor 2.8 turbodiesel de 204 cv e 51 kgfm é usado pela primeira vez na Hilux de suspensão baixa (essas sempre com tração 4x2), mas fica exclusiva para essa versão GR Sport Low floor e Z Edition. Antes, as Hilux Low floor tinham à disposição somente o motor 2.4 turbodiesel de 150 cv e 41 kgfm de torque.