Ausente das concessionárias da Ford no Brasil desde 2014, a van Transit não deve demorar para retornar oficialmente ao mercado nacional. Prova disso são as imagens deste flagra, captadas pelo Falando de Carro, que pela primeira vez revelam a nova geração rodando em testes pelas ruas brasileiras. O modelo aparece em versão para passageiros e com design alinhado à variante europeia.

Nesta nova geração, a Transit chegará ao Brasil a partir do Uruguai. Será produzida na fábrica de Nordex (empresa dedica à montagem terceirizada de veículos) e abastecerá diversos mercados da América do Sul. Os trabalhos na planta já estão bastante avançados, tanto que a montagem do primeiro lote de 15 unidades foi realizada na semana passada.

Galeria: Ford Transit 2023 - Flagra no Brasil

Diante dos preparativos, tudo leva a crer que a estreia acontecerá já nos próximos meses. No site da Ford no Brasil, a Transit já é listada como lançamento futuro. A expectativa é montar anualmente entre 5 mil e 8 mil exemplares. O índice de conteúdo local será de pelo menos 30% - limite para isentar o veículo do pagamento de Imposto de Importação.

Detalhes específicos sobre motorização, porém, ainda são limitados. Lá fora, dependendo do mercado, a Transit pode ser equipada com motores 3.5 V6 a gasolina com até 279 cv e 2.0 turbodiesel com 170 cv ou 213 cv. Por aqui, o 2.2 turbodiesel de 160 cv usado na picape Ranger poderá ser uma opção, sendo associado ao câmbio manual de 6 marchas.

De volta ao país depois de 6 anos, a Transit brigará diretamente com Mercedes-Benz Sprinter, Renault Master e Fiat Ducato, reforçando a estratégia da Ford de concentrar atuação no mercado de utilitários (vans, SUVs e picapes) em detrimento do segmento de automóveis.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com