Um dos 5 mais importantes mercados da Europa, a Itália registrou mais um mês com resultado positivo nas vendas de veículos novos. Segundo a Unrae, entidade responsável pelos números oficiais, as 149.438 unidades registradas em junho representaram um avanço de 12,6% frente ao mesmo período de 2020.
Já em relação a 2019, o resultado ainda é negativo (-13,3%). Com quase 1 ponto percentual a mais do que há um ano, a Fiat (22.191) manteve uma confortável liderança sobre a Volkswagen (13.644). Única entre as 10 primeiras com números negativos (-9,5%), a Renault completou o pódio – o 1º em 2021, segundo o Best Selling Cars Blog - com menos de 400 unidades sobre a Toyota (8.716 x 8.377).
POS. | MARCA | JUN.21 | % MERC. JUN.21 | JUN.20 | % MERC. JUN.20 | % VAR. 2021/2020 |
1º | FIAT | 22.191 | 14,8% | 18.589 | 14,0% | 19,4% |
2º | VOLKSWAGEN | 13.644 | 9,1% | 11.450 | 8,6% | 19,2% |
3º | RENAULT | 8.716 | 5,8% | 9.630 | 7,3% | -9,5% |
4º | TOYOTA | 8.377 | 5,6% | 7.557 | 5,7% | 10,9% |
5º | PEUGEOT | 8.068 | 5,4% | 7.237 | 5,5% | 11,5% |
6º | CITROËN | 7.248 | 4,9% | 5.707 | 4,3% | 27,0% |
7º | DACIA | 6.959 | 4,7% | 6.399 | 4,8% | 8,8% |
8º | AUDI | 6.556 | 4,4% | 5.856 | 4,4% | 12,0% |
9º | JEEP | 6.511 | 4,4% | 5.381 | 4,1% | 21,0% |
10º | OPEL | 6.433 | 4,3% | 4.826 | 3,6% | 33,3% |
11º | FORD | 5.846 | 3,9% | 8.876 | 6,7% | -34,1% |
12º | HYUNDAI | 5.228 | 3,5% | 2.992 | 2,3% | 74,7% |
13º | BMW | 4.891 | 3,3% | 4.637 | 3,5% | 5,5% |
14º | MERCEDES-BENZ | 4.624 | 3,1% | 5.012 | 3,8% | -7,7% |
15º | LANCIA | 4.333 | 2,9% | 3.508 | 2,6% | 23,5% |
16º | KIA | 4.057 | 2,7% | 2.994 | 2,3% | 35,5% |
17º | SUZUKI | 3.383 | 2,3% | 3.306 | 2,5% | 2,3% |
18º | SEAT | 3.002 | 2,0% | 2.264 | 1,7% | 32,6% |
19º | SKODA | 2.910 | 1,9% | 2.560 | 1,9% | 13,7% |
20º | VOLVO | 2.615 | 1,7% | 1.908 | 1,4% | 37,1% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
| TOTAL | 149.438 | 100,0% | 132.691 | 100,0% | 12,6% |
Com sua versão híbrida correspondendo a quase 80% do total das vendas, o Fiat Panda (11.045) emplacou mais do que o dobro do 2º colocado – posição ocupada pela 1ª vez pelo Dacia Sandero (4.368), cuja nova geração tem mostrado grande potencial na maioria dos mercados europeus. Muito próximo, o Lancia Ypsilon (4.338) completou o pódio.
O Jeep Compass, com 3.671 unidades, conquistou a 4ª posição e a liderança entre os SUVs / crossovers – a Stellantis, mais uma vez, emplacou 7 modelos no top 10, com a contribuição do Fiat 500 (3.468), do Fiat 500X (3.453) e do Citroën C3 (3.261). Em baixa de 17%, o Renault Clio (3.154) foi superado pelo Captur (3.221) e ficou fora do pelotão de cima.
O mês de junho, no entanto, não foi dos melhores para Duster (1.921) e Golf (1.622). Enquanto o VW perdeu 28% de seus compradores, o SUV da Dacia registrou a maior retração entre os 30 primeiros (-36,5%). Como curiosidade, o Peugeot 208 (1.612) vendeu menos do que os irmãos maiores 2008 (2.650) e 3008 (2.049), algo incomum na maioria dos mercados.
POS. | MODELO | JUN.21 | % MERC. JUN.21 | JUN.20 | % MERC. JUN.20 | % VAR. 2021/2020 |
1º | FIAT PANDA | 11.045 | 7,4% | 9.147 | 6,9% | 20,7% |
2º | DACIA SANDERO | 4.368 | 2,9% | 3.302 | 2,5% | 32,3% |
3º | LANCIA YPSILON | 4.338 | 2,9% | 3.508 | 2,6% | 23,7% |
4º | JEEP COMPASS | 3.671 | 2,5% | 2.471 | 1,9% | 48,6% |
5º | TOYOTA YARIS | 3.484 | 2,3% | 2.740 | 2,1% | 27,2% |
6º | FIAT 500 | 3.468 | 2,3% | 2.739 | 2,1% | 26,6% |
7º | FIAT 500X | 3.453 | 2,3% | 3.096 | 2,3% | 11,5% |
8º | OPEL CORSA | 3.290 | 2,2% | 2.142 | 1,6% | 53,6% |
9º | CITROËN C3 | 3.261 | 2,2% | 2.545 | 1,9% | 28,1% |
10º | RENAULT CAPTUR | 3.221 | 2,2% | 3.154 | 2,4% | 2,1% |
11º | RENAULT CLIO | 3.154 | 2,1% | 3.805 | 2,9% | -17,1% |
12º | VW T-ROC | 3.147 | 2,1% | 2.249 | 1,7% | 39,9% |
13º | JEEP RENEGADE | 2.775 | 1,9% | 2.393 | 1,8% | 16,0% |
14º | PEUGEOT 2008 | 2.650 | 1,8% | 1.993 | 1,5% | 33,0% |
15º | FORD PUMA | 2.632 | 1,8% | 2.023 | 1,5% | 30,1% |
16º | VW T-CROSS | 2.246 | 1,5% | 1.741 | 1,3% | 29,0% |
17º | VW TIGUAN | 2.238 | 1,5% | 1.787 | 1,3% | 25,2% |
18º | FIAT 500L | 2.084 | 1,4% | 1.843 | 1,4% | 13,1% |
19º | PEUGEOT 3008 | 2.049 | 1,4% | 1.361 | 1,0% | 50,6% |
20º | FIAT TIPO | 2.034 | 1,4% | 1.319 | 1,0% | 54,2% |
21º | DACIA DUSTER | 1.921 | 1,3% | 3.024 | 2,3% | -36,5% |
22º | VW POLO | 1.755 | 1,2% | 1.810 | 1,4% | -3,0% |
23º | VOLVO XC40 | 1.753 | 1,2% | 1.020 | 0,8% | 71,9% |
24º | BMW SÉRIE 1 | 1.733 | 1,2% | 986 | 0,7% | 75,8% |
25º | TOYOTA AYGO | 1.711 | 1,1% | 1.823 | 1,4% | -6,1% |
26º | VW GOLF | 1.622 | 1,1% | 2.253 | 1,7% | -28,0% |
27º | PEUGEOT 208 | 1.612 | 1,1% | 2.076 | 1,6% | -22,4% |
28º | HYUNDAI TUCSON | 1.583 | 1,1% | 833 | 0,6% | 90,0% |
29º | AUDI A3 | 1.489 | 1,0% | 1.481 | 1,1% | 0,5% |
30º | CITROËN C1 | 1.390 | 0,9% | - | - | - |
Observação: Números de junho/20 indisponíveis para o Citroën C1.
NO 1º SEMESTRE
As vendas entre janeiro e junho no mercado italiano cresceram acima dos 50% e atingiram a marca de 884.750 veículos novos registrados. Das 20 montadoras mais bem posicionadas no ranking, somente a Renault (42.042), 7ª, avançou menos de 20% (+19%).
Fiat (138.713) e VW (76.356), assim como em 2020, foram as primeiras. Quarta no ano passado, a Peugeot (56.552) subiu uma posição. Dona da maior evolução no período (+81,1%), a Toyota saltou da 7ª para a 5ª colocação. Única premium entre as 10 primeiras, a Audi (35.922) cresceu mais do que as rivais BMW (31.001) e Mercedes (29.003).
POS. | MARCA | 1º SEM.21 | % MERCADO 2021 | 1º SEM.20 | % MERCADO 2020 | % VARIAÇÃO 2020 | POS. 2020 |
1º | FIAT | 138.713 | 15,7% | 90.024 | 15,4% | 54,1% | 1º |
2º | VOLKSWAGEN | 76.356 | 8,6% | 54.080 | 9,3% | 41,2% | 2º |
3º | PEUGEOT | 56.552 | 6,4% | 36.169 | 6,2% | 56,4% | 4º |
4º | FORD | 51.892 | 5,9% | 37.657 | 6,4% | 37,8% | 3º |
5º | TOYOTA | 50.467 | 5,7% | 27.871 | 4,8% | 81,1% | 7º |
6º | CITROËN | 45.174 | 5,1% | 28.675 | 4,9% | 57,5% | 6º |
7º | RENAULT | 42.042 | 4,8% | 35.337 | 6,0% | 19,0% | 5º |
8º | OPEL | 37.451 | 4,2% | 24.759 | 4,2% | 51,3% | 8º |
9º | JEEP / DODGE | 37.400 | 4,2% | 23.109 | 4,0% | 61,8% | 9º |
10º | AUDI | 35.922 | 4,1% | 21.848 | 3,7% | 64,4% | 11º |
11º | DACIA | 31.113 | 3,5% | 22.159 | 3,8% | 40,4% | 10º |
12º | BMW | 31.001 | 3,5% | 19.767 | 3,4% | 56,8% | 12º |
13º | MERCEDES-BENZ | 29.003 | 3,3% | 19.206 | 3,3% | 51,0% | 13º |
14º | LANCIA/CHRYSLER | 27.104 | 3,1% | 18.770 | 3,2% | 44,4% | 14º |
15º | HYUNDAI | 24.218 | 2,7% | 13.422 | 2,3% | 80,4% | 17º |
16º | SUZUKI | 23.481 | 2,7% | 13.469 | 2,3% | 74,3% | 16º |
17º | KIA | 22.715 | 2,6% | 16.116 | 2,8% | 40,9% | 15º |
18º | SKODA | 16.977 | 1,9% | 10.684 | 1,8% | 58,9% | 19º |
19º | NISSAN | 15.169 | 1,7% | 11.527 | 2,0% | 31,6% | 18º |
20º | SEAT | 13.738 | 1,6% | 9.187 | 1,6% | 49,5% | 20º |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
| ACUMULADO | 884.750 | 100,0% | 584.237 | 100,0% | 51,4% |
|
Fiat Panda (67.961) e Lancia Ypsilon (27.137) repetiram o 1-2, mas desta vez com o Fiat 500 (26.451) bem mais próximo de assumir o 2º lugar – há um ano, o modelo havia sido o 7º. Melhor estrangeiro da lista, o Toyota Yaris (23.348) saltou do 18º lugar para o 4º. Fechando o top 5, o Fiat 500X (22.916) foi o SUV mais vendido.
Melhor entre os representantes da Ford, o Puma (20.011) entrou no top 10 com um crescimento de 130%. Único no top 30 a crescer abaixo dos 10% (+7,6%), o Renault Clio (15.770) desabou da 3ª para a 14ª colocação. 2021 também não está sendo dos melhores para o Dacia Duster (13.752), que recuou 9 posições no semestre.
POS. | MODELO | 1º SEM.21 | % MERCADO 2021 | 1º SEM.20 | % MERCADO 2020 | % VARIAÇÃO 2020 | POS. 2020 |
1º | FIAT PANDA | 67.961 | 7,7% | 46.290 | 7,9% | 46,8% | 1º |
2º | LANCIA YPSILON | 27.137 | 3,1% | 18.771 | 3,2% | 44,6% | 2º |
3º | FIAT 500 | 26.451 | 3,0% | 11.735 | 2,0% | 125,4% | 7º |
4º | TOYOTA YARIS | 23.348 | 2,6% | 9.446 | 1,6% | 147,2% | 18º |
5º | FIAT 500X | 22.916 | 2,6% | 13.244 | 2,3% | 73,0% | 4º |
6º | JEEP RENEGADE | 22.034 | 2,5% | 12.150 | 2,1% | 81,3% | 6º |
7º | CITROËN C3 | 21.217 | 2,4% | 12.291 | 2,1% | 72,6% | 5º |
8º | FORD PUMA | 20.011 | 2,3% | 8.700 | 1,5% | 130,0% | 21º |
9º | OPEL CORSA | 18.754 | 2,1% | 11.024 | 1,9% | 70,1% | 10º |
10º | VW T-ROC | 17.911 | 2,0% | 11.100 | 1,9% | 61,4% | 9º |
11º | DACIA SANDERO | 16.566 | 1,9% | 10.359 | 1,8% | 59,9% | 13º |
12º | PEUGEOT 2008 | 16.316 | 1,8% | 6.605 | 1,1% | 147,0% | 28º |
13º | PEUGEOT 208 | 16.022 | 1,8% | 10.521 | 1,8% | 52,3% | 11º |
14º | RENAULT CLIO | 15.770 | 1,8% | 14.651 | 2,5% | 7,6% | 3º |
15º | JEEP COMPASS | 15.226 | 1,7% | 9.975 | 1,7% | 52,6% | 15º |
16º | RENAULT CAPTUR | 14.968 | 1,7% | 9.494 | 1,6% | 57,7% | 17º |
17º | DACIA DUSTER | 13.752 | 1,6% | 11.191 | 1,9% | 22,9% | 8º |
18º | VW T-CROSS | 13.585 | 1,5% | 10.126 | 1,7% | 34,2% | 14º |
19º | PEUGEOT 3008 | 13.095 | 1,5% | 9.185 | 1,6% | 42,6% | 20º |
20º | VW TIGUAN | 11.845 | 1,3% | 7.486 | 1,3% | 58,2% | 25º |
21º | VW POLO | 11.483 | 1,3% | 10.364 | 1,8% | 10,8% | 12º |
22º | FIAT TIPO | 10.985 | 1,2% | 8.265 | 1,4% | 32,9% | 22º |
23º | FORD FIESTA | 10.568 | 1,2% | 9.602 | 1,6% | 10,1% | 16º |
24º | FIAT 500L | 10.464 | 1,2% | 9.287 | 1,6% | 12,7% | 19º |
25º | CITROËN C3 AIRCROSS | 10.264 | 1,2% | 6.589 | 1,1% | 55,8% | 29º |
26º | VW GOLF | 9.864 | 1,1% | 7.003 | 1,2% | 40,9% | 27º |
27º | OPEL CROSSLAND X | 9.657 | 1,1% | 7.769 | 1,3% | 24,3% | 24º |
28º | TOYOTA AYGO | 9.190 | 1,0% | 6.108 | 1,0% | 50,5% | 30º |
29º | FORD KUGA | 8.890 | 1,0% | - | - | - | - |
30º | HYUNDAI TUCSON | 8.795 | 1,0% | - | - | - | - |
Observação: Números do 1º semestre/20 indisponíveis para o Ford Kuga e para o Hyundai Tucson.
Fontes: Unrae / Best Selling Cars Blog