Um dos maiores mercados da Europa, a França encerrou o 1º semestre com números positivos nas vendas de veículos novos. De acordo com a CCFA, entidade responsável pela divulgação dos dados oficiais no país, foram comercializados entre janeiro e junho 922.766 unidades, 28,9% a mais do que no mesmo período de 2020.
Vice-líder no 1º semestre do ano passado, a Peugeot se aproveitou de um crescimento superior a 28% e assumiu a ponta com uma vantagem de mais de 11 mil unidades em relação à Renault (163.894 x 152.382), que registrou a menor evolução do top 10 (+4,3%). Longe das rivais, a Citroën completou o pódio com 90.581 unidades.
Novamente à frente da Volkswagen (62.125) como a melhor estrangeira, a Dacia foi a nº 1 para 62.997 consumidores – ambas com crescimentos próximos dos 55%. Também com avanço superior a 50%, a Audi (27.813), 7ª, liderou entre as marcas premium com pouco mais de 1,5 mil unidades à frente da Mercedes-Benz (26.299), 9ª na tabela.
POS. | MARCA | 1º SEM.21 | % MERCADO 2021 | 1º SEM.20 | % MERCADO 2021 | % VARIAÇÃO 2021/2020 | POS. 2020 |
1º | PEUGEOT | 163.894 | 17,8% | 127.911 | 17,9% | 28,1% | 2º |
2º | RENAULT | 152.382 | 16,5% | 146.120 | 20,4% | 4,3% | 1º |
3º | CITROËN | 90.581 | 9,8% | 73.768 | 10,3% | 22,8% | 3º |
4º | DACIA | 62.997 | 6,8% | 40.730 | 5,7% | 54,7% | 4º |
5º | VOLKSWAGEN | 62.125 | 6,7% | 40.123 | 5,6% | 54,8% | 5º |
6º | TOYOTA | 54.018 | 5,9% | 39.576 | 5,5% | 36,5% | 6º |
7º | AUDI | 27.813 | 3,0% | 18.331 | 2,6% | 51,7% | 11º |
8º | FORD | 26.873 | 2,9% | 24.516 | 3,4% | 9,6% | 7º |
9º | MERCEDES-BENZ | 26.299 | 2,9% | 21.563 | 3,0% | 22,0% | 8º |
10º | BMW | 25.102 | 2,7% | 19.338 | 2,7% | 29,8% | 10º |
11º | HYUNDAI | 23.039 | 2,5% | 15.156 | 2,1% | 52,0% | 14º |
12º | OPEL | 22.527 | 2,4% | 20.163 | 2,8% | 11,7% | 9º |
13º | FIAT | 22.251 | 2,4% | 16.649 | 2,3% | 33,6% | 12º |
14º | KIA | 22.204 | 2,4% | 16.280 | 2,3% | 36,4% | 13º |
15º | SKODA | 18.298 | 2,0% | 11.991 | 1,7% | 52,6% | 16º |
16º | SEAT | 17.033 | 1,8% | 11.508 | 1,6% | 48,0% | 17º |
17º | NISSAN | 14.728 | 1,6% | 14.557 | 2,0% | 1,2% | 15º |
18º | MINI | 13.538 | 1,5% | 9.293 | 1,3% | 45,7% | 19º |
19º | DS | 12.768 | 1,4% | 11.089 | 1,5% | 15,1% | 18º |
20º | SUZUKI | 12.738 | 1,4% | 8.100 | 1,1% | 57,3% | 20º |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
| ACUMULADO | 922.766 | ... | 715.798 | ... | 28,9% |
|
Na disputa entre modelos, troca de posição entre os dois primeiros: sai o Renault Clio, entra o Peugeot 208 – a diferença entre ambos, no entanto, permaneceu reduzida (48.515 x 47.458). Destaque para o Peugeot 2008 (40.604), que garantiu lugar no pódio bem mais próximo dos líderes do que há um ano, e para o Sandero (39.115), dono da maior evolução entre os 10 primeiros (+72%) – o Dacia, aliás, foi o mais vendido em junho, de acordo com o Best Selling Cars Blog.
Oitavo, o Toyota Yaris (19.999) foi o melhor estrangeiro. O Renault Twingo (19.959), 9º, foi o único no top 10 com queda nas vendas (-1,3%). A marca ainda viu o Zoe (10.797) registrar a maior retração entre os 30 primeiros (-38,8%). Oitavo colocado em junho, o Tesla Model 3 (13.084) foi o 13º. Campeão no continente, o VW Golf (9.001) foi apenas o 27º.
POS. | MODELO | 1º SEM.21 | % MERCADO 2021 | 1º SEM.20 | % MERCADO 2021 | % VARIAÇÃO 2021/2020 | POS. 2020 |
1º | PEUGEOT 208 II | 48.515 | 5,3% | 38.863 | 5,4% | 24,8% | 2º |
2º | RENAULT CLIO V | 47.458 | 5,1% | 38.884 | 5,4% | 22,1% | 1º |
3º | PEUGEOT 2008 II | 40.604 | 4,4% | 23.901 | 3,3% | 69,9% | 4º |
4º | DACIA SANDERO | 39.115 | 4,2% | 22.770 | 3,2% | 71,8% | 5º |
5º | CITROËN C3 III | 35.949 | 3,9% | 24.431 | 3,4% | 47,1% | 3º |
6º | RENAULT CAPTUR II | 32.281 | 3,5% | 22.750 | 3,2% | 41,9% | 6º |
7º | PEUGEOT 3008 II | 31.001 | 3,4% | 20.501 | 2,9% | 51,2% | 7º |
8º | TOYOTA YARIS | 19.999 | 2,2% | 15.404 | 2,2% | 29,8% | 10º |
9º | RENAULT TWINGO III | 19.959 | 2,2% | 20.225 | 2,8% | -1,3% | 8º |
10º | RENAULT MÉGANE IV | 18.064 | 2,0% | 12.581 | 1,8% | 43,6% | 15º |
11º | DACIA DUSTER II | 15.879 | 1,7% | 12.725 | 1,8% | 24,8% | 14º |
12º | CITROËN C3 AIRCROSS | 14.997 | 1,6% | 14.446 | 2,0% | 3,8% | 12º |
13º | VW POLO VI | 14.508 | 1,6% | 9.594 | 1,3% | 51,2% | 18º |
14º | FIAT 500 | 13.862 | 1,5% | 7.100 | 1,0% | 95,2% | 24º |
15º | CITROËN C5 AIRCROSS | 13.586 | 1,5% | 11.772 | 1,6% | 15,4% | 16º |
16º | PEUGEOT 308 II | 13.477 | 1,5% | 15.280 | 2,1% | -11,8% | 11º |
17º | PEUGEOT 5008 II | 13.395 | 1,5% | 9.321 | 1,3% | 43,7% | 19º |
18º | TESLA MODEL3 | 13.084 | 1,4% | 3.223 | 0,5% | 306,0% | - |
19º | VW T-ROC | 11.127 | 1,2% | 6.910 | 1,0% | 61,0% | 25º |
20º | RENAULT ZOE | 10.797 | 1,2% | 17.650 | 2,5% | -38,8% | 9º |
21º | OPEL CORSA | 10.318 | 1,1% | 10.137 | 1,4% | 1,8% | 17º |
22º | FORD PUMA | 10.207 | 1,1% | 0 | 0,0% | - | - |
23º | CITROËN C4 | 10.034 | 1,1% | 9.835 | 1,4% | 2,0% | - |
24º | TOYOTA COROLLA | 9.612 | 1,0% | 6.729 | 0,9% | 42,8% | 27º |
25º | HYUNDAI TUCSON | 9.381 | 1,0% | 4.780 | 0,7% | 96,3% | - |
26º | TOYOTA C-HR | 9.086 | 1,0% | 6.522 | 0,9% | 39,3% | 28º |
27º | VW GOLF | 9.001 | 1,0% | 13.384 | 1,9% | -32,7% | 13º |
28º | MINI | 8.728 | 0,9% | 6.238 | 0,9% | 39,9% | 30º |
29º | VW T-CROSS | 8.436 | 0,9% | 3.868 | 0,5% | 118,1% | - |
30º | TOYOTA AYGO | 8.147 | 0,9% | 7.590 | 1,1% | 7,3% | - |
Fontes: CCFA / Best Selling Cars Blog