Renault Captur: veja a trajetória ao lado do Duster no Brasil
Prestes a ganhar mais protagonismo com motor turbo, relembre a carreira do SUV desde seu lançamento em 2017
O segmento de SUVs é a atual “galinha dos ovos de ouro” da indústria automobilística. No Brasil, as montadoras emplacaram nada menos do que 316.530 unidades no 1º semestre de 2021, 39,36% de tudo o que foi comercializado segundo os dados oficiais divulgados pela Fenabrave. Neste cenário, quem pode se dar ao luxo de ficar de fora?
A Renault parece compreender a importância de voltar a ser competitiva diante dos rivais e prepara o seu contra-ataque com o lançamento da versão reestilizada do Captur 2022, cuja principal novidade é a adição do motor 1.3 turbo de até 170 cv e 27,5 kgfm de torque ao portfólio de um modelo que emplacou apenas 3.490 unidades entre janeiro e junho. Para se ter uma ideia do desafio, o Jeep Renegade, líder entre os SUVs compactos até o momento, conquistou 40.607 consumidores, quase 12 vezes mais.
Galeria: Renault Captur - Histórico
2016/2017: a chegada ao Brasil
Apresentado ao público no Salão do Automóvel de 2016 com design igual ao do Kaptur comercializado na Rússia e maior do que o modelo europeu, o Captur começou oficialmente sua carreira por aqui em março de 2017, embora as primeiras unidades tenham sido emplacadas já em janeiro. A estreia foi com duas versões: a Zen, equipada com motor 1.6 SCe de até 120 cv e câmbio manual, e a Intense, com o 2.0 16V de até 148 cv e câmbio automático de apenas 4 marchas.
Foi apenas em junho daquele ano que chegou a versão mais aguardada até então: a Zen 1.6 equipada com câmbio automático CVT Xtronic. Com o portfólio com três versões a partir daquele momento, o Captur encerrou seu 1º ano no mercado com 13.742 unidades vendidas, 3,7 mil unidades a menos do que o irmão Duster (17.460).
2018/2019: o SUV mais vendido da Renault
Em 2018, seu 1º ano completo, o Captur assumiu a liderança interna da marca francesa: foram 26.504 unidades, contra 23.580 unidades do Duster. Uma diferença reduzida, diga-se de passagem, considerando a diferença de idade entre os projetos – o irmão mais velho começou a ser vendido no Brasil no final do 2º semestre de 2011. Mas foi apenas em 2019 que o modelo se aproximou das 30 mil unidades anuais (28.660).
Naquele período, o Captur registrou em junho o seu melhor desempenho em um único mês (3.898) mesmo tendo dado adeus em março à versão Zen, única a contar com motor 1.6 e câmbio manual – segundo a Renault, por conta de um reposicionamento de preços e de versões do modelo. Com isso, restaram apenas a Intense 1.6 CVT e a Intense 2.0 automática. A redução do portfólio, no entanto, foi temporária.
Em outubro, cerca de um ano após a apresentação ao público no Salão do Automóvel de 2018, começou a ser comercializada a versão Bose – tanto com motor 1.6 quanto com motor 2.0 -, tida até então como uma série especial e cujo grande diferencial era o sistema de som especial da marca Bose com 7 alto-falantes e um amplificador digital. O mês de agosto de 2020 trouxe um novo reposicionamento de versões, com a retirada da versão Intense (1.6 e 2.0) e o retorno da versão Zen 1.6 CVT, além das já existentes Life (PCD) e Bose 1.6 CVT.
2020: uma queda com explicações
Março do ano passado, aliás, foi a última vez em que o Captur vendeu mais do que o Duster (1.117 x 1.015) – nestes 54 meses em que convivem, o irmão mais novo só ficou à frente em 26 oportunidades. No ano passado foram vendidas apenas 10.870 unidades, menos de 1/5 do líder VW T-Cross (60.119). Em 2021 a Renault voltou a enxugar o número de versões, passando a vender a partir de março apenas a versão Bose, o que prejudicou ainda mais a cambaleante carreira comercial do modelo nos últimos tempos.
Para um modelo que desde seu lançamento até junho emplacou apenas 83.266 unidades (média de 1.542 unidades mensais), tentar se destacar agora diante de um número cada vez maior de rivais será um desafio e tanto. Será que a nova motorização é o fôlego que faltava ao Captur para deslanchar? As cartas estão na mesa e os resultados dos próximos meses indicarão se a aposta da Renault foi bem-sucedida.
ANO |
MÊS |
RENAULT DUSTER |
RENAULT CAPTUR |
TOTAL RENAULT |
% TOTAL RENAULT (2011-2021) |
||
TOTAL |
% |
TOTAL |
% |
||||
2017 |
JAN |
1.469 |
87,8% |
205 |
12,2% |
1.674 |
0,4% |
2017 |
FEV |
1.693 |
86,8% |
258 |
13,2% |
1.951 |
0,5% |
2017 |
MAR |
2.089 |
75,3% |
686 |
24,7% |
2.775 |
0,7% |
2017 |
ABR |
1.899 |
70,5% |
793 |
29,5% |
2.692 |
0,7% |
2017 |
MAI |
1.574 |
52,9% |
1.404 |
47,1% |
2.978 |
0,7% |
2017 |
JUN |
800 |
44,2% |
1.010 |
55,8% |
1.810 |
0,5% |
2017 |
JUL |
715 |
39,3% |
1.103 |
60,7% |
1.818 |
0,5% |
2017 |
AGO |
1.477 |
55,8% |
1.172 |
44,2% |
2.649 |
0,7% |
2017 |
SET |
943 |
45,2% |
1.143 |
54,8% |
2.086 |
0,5% |
2017 |
OUT |
1.297 |
37,2% |
2.194 |
62,8% |
3.491 |
0,9% |
2017 |
NOV |
1.754 |
51,2% |
1.669 |
48,8% |
3.423 |
0,9% |
2017 |
DEZ |
1.930 |
47,8% |
2.105 |
52,2% |
4.035 |
1,0% |
2017 |
17.640 |
56,2% |
13.742 |
43,8% |
31.382 |
7,9% |
|
2018 |
JAN |
1.215 |
43,0% |
1.608 |
57,0% |
2.823 |
0,7% |
2018 |
FEV |
930 |
48,9% |
973 |
51,1% |
1.903 |
0,5% |
2018 |
MAR |
1.247 |
47,7% |
1.367 |
52,3% |
2.614 |
0,7% |
2018 |
ABR |
1.633 |
49,2% |
1.683 |
50,8% |
3.316 |
0,8% |
2018 |
MAI |
1.361 |
44,5% |
1.698 |
55,5% |
3.059 |
0,8% |
2018 |
JUN |
2.015 |
50,0% |
2.012 |
50,0% |
4.027 |
1,0% |
2018 |
JUL |
2.534 |
49,2% |
2.616 |
50,8% |
5.150 |
1,3% |
2018 |
AGO |
2.701 |
46,9% |
3.062 |
53,1% |
5.763 |
1,4% |
2018 |
SET |
1.804 |
43,6% |
2.329 |
56,4% |
4.133 |
1,0% |
2018 |
OUT |
2.702 |
45,5% |
3.239 |
54,5% |
5.941 |
1,5% |
2018 |
NOV |
2.670 |
51,1% |
2.554 |
48,9% |
5.224 |
1,3% |
2018 |
DEZ |
2.768 |
45,1% |
3.363 |
54,9% |
6.131 |
1,5% |
2018 |
23.580 |
47,1% |
26.504 |
52,9% |
50.084 |
12,6% |
|
2019 |
JAN |
1.910 |
42,8% |
2.556 |
57,2% |
4.466 |
1,1% |
2019 |
FEV |
1.686 |
49,1% |
1.746 |
50,9% |
3.432 |
0,9% |
2019 |
MAR |
1.892 |
50,3% |
1.871 |
49,7% |
3.763 |
0,9% |
2019 |
ABR |
2.015 |
51,9% |
1.870 |
48,1% |
3.885 |
1,0% |
2019 |
MAI |
2.489 |
57,5% |
1.841 |
42,5% |
4.330 |
1,1% |
2019 |
JUN |
3.019 |
43,6% |
3.898 |
56,4% |
6.917 |
1,7% |
2019 |
JUL |
1.777 |
39,9% |
2.680 |
60,1% |
4.457 |
1,1% |
2019 |
AGO |
1.253 |
37,7% |
2.073 |
62,3% |
3.326 |
0,8% |
2019 |
SET |
2.055 |
43,0% |
2.729 |
57,0% |
4.784 |
1,2% |
2019 |
OUT |
2.074 |
42,6% |
2.799 |
57,4% |
4.873 |
1,2% |
2019 |
NOV |
2.749 |
49,2% |
2.837 |
50,8% |
5.586 |
1,4% |
2019 |
DEZ |
3.171 |
64,3% |
1.760 |
35,7% |
4.931 |
1,2% |
2019 |
26.090 |
47,7% |
28.660 |
52,3% |
54.750 |
13,8% |
|
2020 |
JAN |
1.153 |
54,7% |
956 |
45,3% |
2.109 |
0,5% |
2020 |
FEV |
720 |
43,1% |
949 |
56,9% |
1.669 |
0,4% |
2020 |
MAR |
1.015 |
47,6% |
1.117 |
52,4% |
2.132 |
0,5% |
2020 |
ABR |
1.015 |
72,6% |
384 |
27,4% |
1.399 |
0,4% |
2020 |
MAI |
1.015 |
75,9% |
322 |
24,1% |
1.337 |
0,3% |
2020 |
JUN |
1.921 |
58,4% |
1.366 |
41,6% |
3.287 |
0,8% |
2020 |
JUL |
1.422 |
50,6% |
1.388 |
49,4% |
2.810 |
0,7% |
2020 |
AGO |
1.197 |
61,3% |
757 |
38,7% |
1.954 |
0,5% |
2020 |
SET |
1.830 |
76,0% |
578 |
24,0% |
2.408 |
0,6% |
2020 |
OUT |
2.460 |
80,7% |
589 |
19,3% |
3.049 |
0,8% |
2020 |
NOV |
2.618 |
75,4% |
854 |
24,6% |
3.472 |
0,9% |
2020 |
DEZ |
3.110 |
65,9% |
1.610 |
34,1% |
4.720 |
1,2% |
2020 |
19.476 |
64,2% |
10.870 |
35,8% |
30.346 |
7,6% |
|
2021 |
JAN |
1.536 |
57,0% |
1.159 |
43,0% |
2.695 |
0,7% |
2021 |
FEV |
1.436 |
77,3% |
422 |
22,7% |
1.858 |
0,5% |
2021 |
MAR |
2.624 |
83,7% |
510 |
16,3% |
3.134 |
0,8% |
2021 |
ABR |
2.413 |
87,2% |
355 |
12,8% |
2.768 |
0,7% |
2021 |
MAI |
2.588 |
82,5% |
549 |
17,5% |
3.137 |
0,8% |
2021 |
JUN |
2.353 |
82,6% |
495 |
17,4% |
2.848 |
0,7% |
2021 |
12.950 |
78,77% |
3.490 |
21,23% |
16.440 |
4,1% |
|
TOTAL |
314.803 |
79,08% |
83.266 |
20,92% |
398.069 |
100,0% |
Observação: Números contabilizados até junho/21.
Fonte: Fenabrave
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