A Stellantis, gigante automotiva que surgiu a partir da fusão Fiat-Chrysler (FCA) e Peugeot-Citroen (PSA), anunciou o fim da produção dos modelos Citroën C4 Lounge, Peugeot 308 e 408 na fábrica de El Palomar, em Buenos Aires, Argentina. Os dois modelos da Peugeot já não eram mais oferecidos no Brasil, enquanto o Citroën C4 Lounge deixou de ser vendido por aqui em março deste ano.

O gerente geral das marcas Peugeot, Citroën e DS na Argentina, Gabriel Cordo Miranda, fez a declaração oficial nesta sexta-feira (18) durante o lançamento dos novos Peugeot 3008 e 5008 reestilizados: "Tivemos que criar a nova Plataforma CMP para o novo Peugeot 208 em Palomar, subtraindo capacidade de produção do Peugeot 308, Peugeot 408 e Citroën C4 Lounge. Estas serão descontinuadas nos próximos meses e o estoque restante continuará a ser vendido até ao final do ano", disse o executivo. "Este segmento será coberto pelos SUVs dos segmentos B e C. Tanto para as marcas Peugeot quanto para Citroën".

Novo Peugeot 208 em El Palomar

Segundo o Argentina Autoblog, a fábrica de El Palomar chegou a produzir e exportar modelos do segmento C para o Brasil, mas por alguns meses produziram apenas para o mercado argentino. Atualmente, os SUVs que a Stellantis comercializa no país vizinho são o Peugeot 2008 (importado do Brasil), Peugeot 3008 (da França), Peugeot 5008 (França), Citroën C4 Cactus (Brasil) e Citroën C5 Aircross (França).

A planta de El Palomar também é responsável pela fabricação do Peugeot 208, Peugeot Partner e Citroën Berlingo, mas estes não sofrerão alterações na produção com a decisão da Stellantis. A outra fábrica da empresa na Argentina localiza-se em Ferreyra, na cidade de Córdoba, onde é produzido o Fiat Cronos. No mês de maio, a Stellantis comemorou a marca de 150 mil unidades do sedã produzidas na planta.

O utilitário se tornou o modelo de maior sucesso da Fiat no país vizinho, principalmente após o acordo feito com o governo no qual prioriza a indústria automotiva nacional, tornando o Cronos o único veículo de passeio da Fiat disponível com venda direta, além das picapes Strada e Toro.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com