A Citroën se esforçou ao máximo para manter segredo, mas a nova geração do C3 acabou vazando na internet meses antes do lançamento. Prova disso são essas imagens de miniatura, publicadas originalmente pelo perfil Pine_0101 e responsáveis por revelar por completo o design da novidade. Como esperado, o modelo ganhará pegada SUV e se distanciará do estilo arredondado das gerações anteriores.

Visualmente, a inspiração para partirá de modelos maiores vendidos na Europa, incluindo os novos C3 Aircross e C4. Na dianteira, será destaque o esquema de iluminação dividido em dois andares e com LEDs integrados, a exemplo dos lançamentos mais recentes da marca. A carroceria no geral terá colunas retas e teto alto com cores contrastantes com a carroceria. Na traseira, as lanternas terão elementos em alto relevo e LEDs em formato de C.

Galeria: Novo Citroën C3 - Miniatura

No portfólio da marca, o porte compacto deverá posicioná-lo como opção de acesso em relação ao C4 Cactus. Dessa forma, brigará com rivais como Hyundai HB20X, Fiat Argo Trekking e Renault Stepway. A plataforma adotada será a conhecida arquitetura CMP do grupo Stellantis, de caráter modular e desenvolvida especialmente para veículos de porte compacto (como o Peugeot 208, por exemplo).

A fábrica de Porto Real (RJ) vem sendo preparada desde 2019 para receber a nova base e concentrará a produção do C3 para o Brasil e mercados vizinhos. A planta já produz o C4 Cactus, que usa outra plataforma (a PF1), mas o compartilhamento de peças com o novo modelo será praticamente inevitável. Componentes como retrovisores e volante, por exemplo, serão os mesmos.

Sob o capô, tudo indica que marcará presença o conhecido motor 1.6 aspirado da marca, associado aos câmbios manual de 5 marchas ou automático de 6. O 1.0 turbo 3 cilindros da Stellantis também é especulado, mas apenas para um segundo momento. O lançamento deverá acontecer no 2º semestre, provavelmente em outubro. 

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com