Você já sabe que o jipinho Suzuki Jimny ganhará uma nova versão mais espaçosa, que virá com carroceria de quatro portas. Mas além da variante com mais espaço interno, o utilitário fora de estrada também deve estrear outra novidade: o motor turbo. Previsto para ser apresentado no Salão de Tóquio (que aconteceria em outubro deste ano, mas foi adiado por conta da pandemia), o novo Jimny 4 portas deverá fazer sua estreia somente em 2022.

Segundo site indiano Autocar, além da versão 4 portas, há informações que o Jimny pode receber um novo motor turbo, e isso principalmente para se adequar ao índice de emissões da Europa, que com o passar dos anos fica cada vez mais rígido. Prova disso é que o Jimny foi descontinuado em 2020 no velho continente devido ao seu alto índice de emissões de CO2. Com a chegada do novo propulsor sobrealimentado, o jipinho poderia voltar a ser vendido na Europa.

Galeria: Suzuki Jimny Sierra 4 Portas - Novas projeções

Ainda não se sabe se o motor turbo será inédito ou se algum propulsor existente na gama Suzuki será aproveitado. Hoje a marca oferece o 1.4 turbo de 130 cv e 24 kgfm de torque, que ainda traz um sistema híbrido leve de 48V que aproveita a energia das frenagens e a armazena em uma pequena bateria. Depois, essa energia é usada como torque adicional nas acelerações mais fortes e pode até melhorar o consumo de combustível, já que o torque extra entra antes da turbina “encher” (otimizando a atuação do motor a combustão). Vale lembrar que o pequeno motor elétrico de 48V também funciona como alternador e motor de partida. 

Batizado de Boosterjet Hybrid, este motor está presente atualmente em modelos como o Vitara e o S-Cross, que estão à venda no Reino Unido, por exemplo. Mas fora da Europa o Suzuki Jimny deverá manter o conhecido motor 1.5 a gasolina de 102 cv, que trabalha junto do câmbio manual de 5 marchas ou automático de 4 velocidades. A expectativa é que esse motor seja ajustado para oferecer mais torque (acima dos atuais 14 kgfm), assim, a versão com carroceria 4 portas do Jimny lidaria melhor com o maior peso, que ficará na casa dos 1.200 kg (100 kg a mais).

A previsão é que o Jimny de 4 portas será entre 20 cm e 30 cm mais comprido que o tradicional. Com isso, o jipinho deve ter comprimento total de aproximadamente 3,85 metros, com a altura de 1,73 m e a largura de 1,64 m se mantendo igual ao do modelo de 2 portas.

Por fim, outra novidade é que a versão com carroceria maior será a responsável por estrear o primeiro facelift dessa geração jipinho, que também será aplicado posteriormente na versão 2 portas. Num primeiro momento, a versão 4 portas é prevista para ser comercializada somente na Índia. 

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com