Com crescimento superior à média do mercado brasileiro, o segmento de SUVs/crossovers premium de entrada emplacou pouco mais de mil unidades em abril. Deste total, quase 1/3 foi responsabilidade do Volvo XC40 (326), líder pela 3ª vez desde janeiro – a exceção foi o mês de fevereiro.
Este, aliás, foi o 2º melhor resultado para o modelo, atrás apenas das 351 unidades de março. Preferido em fevereiro, o Audi Q3 (208) foi novamente superado pelo BMW X1 (236) na disputa pela 2ª posição. Confortável no 4º lugar, o Range Rover Evoque foi o preferido por 125 consumidores, mais do que o dobro do BMW X2 (58).
O destaque negativo foi o GLA. Mesmo com nova geração nas concessionárias, o alto preço do Mercedes diante dos concorrentes parece ter assustado, atraindo a atenção de apenas 11 consumidores, menos da metade do registrado pelo Mini Countryman (29). O modelo só não foi o lanterna graças aos 9 emplacamentos do Lexus UX.
SUVs / Crossovers Premium I |
||||||||
POS. |
MODELO |
ABR/21 |
MAR/21 |
ABR/20 |
% ABR 21 |
% MAR 21 |
VARIAÇÃO ABR/MAR |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VOLVO XC40 |
326 |
351 |
66 |
32,53% |
34,38% |
-7,12% |
393,94% |
2º |
BMW X1 |
236 |
235 |
52 |
23,55% |
23,02% |
0,43% |
353,85% |
3º |
AUDI Q3/RSQ3 |
208 |
223 |
24 |
20,76% |
21,84% |
-6,73% |
766,67% |
4º |
LAND ROVER EVOQUE |
125 |
118 |
36 |
12,48% |
11,56% |
5,93% |
247,22% |
5º |
BMW X2 |
58 |
36 |
10 |
5,79% |
3,53% |
61,11% |
480,00% |
6º |
MINI COOPER COUNTRYMAN |
29 |
30 |
9 |
2,89% |
2,94% |
-3,33% |
222,22% |
7º |
MERCEDES-BENZ GLA/GLA45 |
11 |
18 |
25 |
1,10% |
1,76% |
-38,89% |
-56,00% |
8º |
LEXUS UX |
9 |
10 |
5 |
0,90% |
0,98% |
-10,00% |
80,00% |
|
|
1002 |
1021 |
227 |
100,00% |
100,00% |
-1,86% |
341,41% |
Entre os modelos intermediários, o Volvo XC60 (223) recuperou uma liderança que durou 13 meses consecutivos até março, quando foi superado pelo agora vice-líder Land Rover Discovery Sport (184). Presente no pódio pelo 6º mês seguido, o Mercedes GLB foi o nº 1 para 167 clientes, mais do que o dobro registrado pelo Mercedes GLC (70).
Na disputa pela 5ª posição, o BMW X3 (60) empatou com o Porsche Macan (60) e venceu o Land Rover Defender (59) por apenas 1 unidade. Entre os representantes elétricos, o Audi E-Tron (8) continua sobrando diante do Jaguar I-Pace (3) e do Mercedes EQC (1). Destaque negativo para o Audi Q5 (6), que teve seu mês mais fraco desde junho de 2017 (2).
SUVs / Crossovers Premium II |
||||||||
POS. |
MODELO |
ABR/21 |
MAR/21 |
ABR/20 |
% ABR 21 |
% MAR 21 |
VARIAÇÃO ABR/MAR |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VOLVO XC60 |
223 |
243 |
104 |
23,18% |
21,24% |
-8,23% |
114,42% |
2º |
LAND ROVER DISCOVERY SPORT |
184 |
287 |
46 |
19,13% |
25,09% |
-35,89% |
300,00% |
3º |
MERCEDES-BENZ GLB |
167 |
191 |
0 |
17,36% |
16,70% |
-12,57% |
- |
4º |
MERCEDES-BENZ GLC/GLC43/GLC63 |
70 |
90 |
25 |
7,28% |
7,87% |
-22,22% |
180,00% |
5º |
BMW X3 |
60 |
21 |
16 |
6,24% |
1,84% |
185,71% |
275,00% |
6º |
PORSCHE MACAN |
60 |
117 |
13 |
6,24% |
10,23% |
-48,72% |
361,54% |
7º |
LAND ROVER DEFENDER |
59 |
73 |
0 |
6,13% |
6,38% |
-19,18% |
- |
8º |
BMW X4 |
53 |
71 |
5 |
5,51% |
6,21% |
-25,35% |
960,00% |
9º |
LAND ROVER VELAR |
49 |
15 |
20 |
5,09% |
1,31% |
226,67% |
145,00% |
10º |
LEXUS NX |
18 |
12 |
4 |
1,87% |
1,05% |
50,00% |
350,00% |
11º |
AUDI E-TRON |
8 |
7 |
3 |
0,83% |
0,61% |
14,29% |
166,67% |
12º |
AUDI Q5/SQ5 |
6 |
7 |
38 |
0,62% |
0,61% |
-14,29% |
-84,21% |
13º |
JAGUAR I-PACE |
3 |
2 |
4 |
0,31% |
0,17% |
50,00% |
-25,00% |
14º |
JAGUAR F-PACE |
1 |
3 |
5 |
0,10% |
0,26% |
-66,67% |
-80,00% |
15º |
MERCEDES-BENZ EQC |
1 |
5 |
0 |
0,10% |
0,44% |
-80,00% |
- |
|
|
962 |
1144 |
283 |
100,00% |
100,00% |
-15,91% |
239,93% |
Já na categoria superior, o Volvo XC90 (96), após o recorde de emplacamentos em março (124), garantiu a tripla liderança para a marca sueca pela 2ª vez – a outra foi em novembro de 2020. O maior destaque, no entanto, foi alemão: com 93 unidades, o Mercedes GLE superou as 90 unidades de junho/16 para assegurar seu novo recorde por aqui.
Preferido em fevereiro, o Range Rover Sport (78) completou o pódio, deixando a briga acirrada pela 4ª posição entre o Porsche Cayenne (52) e o Land Rover Discovery (50). Com 11 emplacamentos, mesma quantidade do BMW X7, o BMW X6 foi o único da lista da relação a vender menos do que em abril de 2020, auge do fechamento das concessionárias em função da pandemia.
SUVs / Crossovers Premium III |
||||||||
POS. |
MODELO |
ABR/21 |
MAR/21 |
ABR/20 |
% ABR 21 |
% MAR 21 |
VARIAÇÃO ABR/MAR |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VOLVO XC90 |
96 |
124 |
26 |
19,79% |
30,85% |
-22,58% |
269,23% |
2º |
MERCEDES-BENZ GLE/GLE43/GLE63 |
93 |
52 |
18 |
19,18% |
12,94% |
78,85% |
416,67% |
3º |
LAND ROVER RANGE ROVER SPORT |
78 |
73 |
20 |
16,08% |
18,16% |
6,85% |
290,00% |
4º |
PORSCHE CAYENNE |
52 |
75 |
19 |
10,72% |
18,66% |
-30,67% |
173,68% |
5º |
LAND ROVER DISCOVERY |
50 |
2 |
15 |
10,31% |
0,50% |
2400,00% |
233,33% |
6º |
BMW X5 |
38 |
15 |
33 |
7,84% |
3,73% |
153,33% |
15,15% |
7º |
AUDI Q8 |
29 |
24 |
7 |
5,98% |
5,97% |
20,83% |
314,29% |
8º |
BMW X6 |
11 |
4 |
12 |
2,27% |
1,00% |
175,00% |
-8,33% |
9º |
BMW X7 |
11 |
3 |
5 |
2,27% |
0,75% |
266,67% |
120,00% |
10º |
AUDI Q7 |
10 |
9 |
0 |
2,06% |
2,24% |
11,11% |
- |
11º |
LAND ROVER RANGE ROVER |
9 |
12 |
3 |
1,86% |
2,99% |
-25,00% |
200,00% |
12º |
MERCEDES-BENZ CLASSE G |
5 |
2 |
0 |
1,03% |
0,50% |
150,00% |
- |
13º |
MASERATI LEVANTE |
2 |
1 |
0 |
0,41% |
0,25% |
100,00% |
- |
14º |
MERCEDES-BENZ GLS |
1 |
6 |
0 |
0,21% |
1,49% |
-83,33% |
- |
|
|
485 |
402 |
158 |
100,00% |
100,00% |
20,65% |
206,96% |
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Primeiras impressões Volvo EX90: SUV elétrico de um futuro que já chegou
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Volvo: carros elétricos não sacrificarão estilo em nome de eficiência