Se o mercado brasileiro recuou quase 18% em fevereiro, para os sedãs compactos a situação foi ainda pior: com pouco mais de 19,5 mil emplacamentos, o segmento registrou queda superior a 34%. Dos 15 modelos com pelo menos 1 emplacamento, apenas o 3º colocado, o VW Voyage (2.107), cresceu (+24,4%).
Responsável por quase 1/3 de tudo o que foi vendido, o líder Chevrolet Onix Plus (6.501) perdeu quase 30% de seus compradores, queda similar à registrada pelo Virtus (2.168), seu adversário mais próximo – o VW, pelo menos, teve números melhores do que em janeiro. 4º, o Hyundai HB20S (1.934) também cresceu (discretamente) nas últimas semanas.
Novamente fechando o top 5, o Toyota Yaris Sedan (1.391) teve queda menor do que a dos rivais. Atrás do Fiat Grand Siena (1.198), a disputa pela 7ª posição foi acirradíssima e o Renault Logan (1.023) novamente levou a melhor sobre o novo Nissan Versa (1.015) – versão anterior do Nissan, o V-Drive (623) foi o 9º, com o Honda City (545) completando o top 10.
Muito distante do ótimo desempenho no mercado argentino, onde é líder, o Fiat Cronos encerrou fevereiro com apenas 450 emplacamentos, seu mês mais fraco desde as 44 unidades de fevereiro de 2018. Descontinuado pela Ford, o Ka Sedan, 3º no acumulado de 2020, foi a opção de apenas 280 consumidores, 12 a mais do que o Toyota Etios Sedan (268), outro que terá a produção encerrada ao longo de 2021.
Sedãs Compactos | ||||||||
POS. | MODELO | FEV/21 | JAN/21 | FEV/20 | % FEV 21 | % JAN 21 | VARIAÇÃO FEV/JAN | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | CHEVROLET ONIX PLUS | 6501 | 7139 | 9122 | 33,22% | 32,75% | -8,94% | -28,73% |
2º | VW VIRTUS | 2168 | 1903 | 3046 | 11,08% | 8,73% | 13,93% | -28,82% |
3º | VW VOYAGE | 2107 | 2192 | 1694 | 10,77% | 10,06% | -3,88% | 24,38% |
4º | HYUNDAI HB20S | 1934 | 1915 | 2654 | 9,88% | 8,79% | 0,99% | -27,13% |
5º | TOYOTA YARIS SEDAN | 1391 | 1461 | 1729 | 7,11% | 6,70% | -4,79% | -19,55% |
6º | FIAT GRAND SIENA | 1198 | 1257 | 1461 | 6,12% | 5,77% | -4,69% | -18,00% |
7º | RENAULT LOGAN | 1023 | 1153 | 1735 | 5,23% | 5,29% | -11,27% | -41,04% |
8º | NISSAN VERSA | 1015 | 1094 | 1870 | 5,19% | 5,02% | -7,22% | -45,72% |
9º | NISSAN V-DRIVE | 623 | 795 | 0 | 3,18% | 3,65% | -21,64% | - |
10º | HONDA CITY | 545 | 604 | 935 | 2,78% | 2,77% | -9,77% | -41,71% |
11º | FIAT CRONOS | 450 | 1031 | 1359 | 2,30% | 4,73% | -56,35% | -66,89% |
12º | FORD KA SEDAN | 280 | 934 | 3052 | 1,43% | 4,29% | -70,02% | -90,83% |
13º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 268 | 195 | 624 | 1,37% | 0,89% | 37,44% | -57,05% |
14º | CAOA CHERY ARRIZO 5 | 68 | 116 | 151 | 0,35% | 0,53% | -41,38% | -54,97% |
15º | CHEVROLET PRISMA | 1 | 7 | 321 | 0,01% | 0,03% | -85,71% | -99,69% |
|
| 19572 | 21796 | 29753 | 100,00% | 100,00% | -10,20% | -34,22% |
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook