O ano de 2021 começou pouco animador para o mercado automotivo alemão. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país mais rico da Europa, foram comercializados em janeiro 169.754 veículos novos, 31,1% a menos do que há um ano. Neste cenário, destaque para os modelos híbridos e elétricos, que já representam mais de 48% deste total (82.352).
Entre os modelos, o VW Golf (6.404) começou mais um ano à frente, mas abaixo dos 4% de participação e vendendo quase a metade de 2020. O pódio foi 100% da VW, aliás, com o Passat (5.253) e o Tiguan (4.784) na sequência. Vigésimo colocado em dezembro, o “velho” Mercedes Classe C (3.474) – a nova geração acaba de ser apresentada – subiu para o 4º lugar. Com leve alta (+3,6%), o Opel Corsa (3.345) completou o top 5.
A Opel ainda viu o Astra (2.997), 8º, crescer 7%. O grande destaque de janeiro, no entanto, foi um modelo em baixa e ameaçado no Brasil: com 2.615 unidades e impulsionado pela versão elétrica, o VW Up! cresceu 40% no período e garantiu presença entre os 10 primeiros, algo cada vez mais raro nos últimos tempos.
No lado oposto, o Ford Focus (2.177) registrou uma das maiores retrações do top 50 (-60,4%). A marca norte-americana, no entanto, comemorou o bom desempenho dos SUVs / crossovers Kuga (2.613) e Puma (1.396), ambos com crescimentos acima dos 100%. Voltando à VW, o ID.3 (1.799), principal aposta da alemã, começou 2021 numa modesta 26ª posição. Situação ainda pior para o Polo (1.606), que amargou apenas o 30º lugar.
POS. | MODELO | JAN.2021 | % MERCADO 2021 | JAN.2020 | % MERCADO 2020 | % VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | VW GOLF | 6.404 | 3,8% | 12.201 | 5,0% | -47,5% |
2º | VW PASSAT | 5.253 | 3,1% | 6.529 | 2,7% | -19,5% |
3º | VW TIGUAN | 4.784 | 2,8% | 7.123 | 2,9% | -32,8% |
4º | MERCEDES CLASSE C | 3.474 | 2,0% | 3.543 | 1,4% | -1,9% |
5º | OPEL CORSA | 3.345 | 2,0% | 3.228 | 1,3% | 3,6% |
6º | SKODA OCTAVIA | 3.314 | 2,0% | 3.404 | 1,4% | -2,6% |
7º | BMW SÉRIE 3 | 3.145 | 1,9% | 4.344 | 1,8% | -27,6% |
8º | OPEL ASTRA | 2.997 | 1,8% | 2.800 | 1,1% | 7,0% |
9º | VW T-ROC | 2.981 | 1,8% | 3.785 | 1,5% | -21,2% |
10º | VW UP | 2.615 | 1,5% | 1.866 | 0,8% | 40,1% |
11º | FORD KUGA | 2.613 | 1,5% | 1.207 | 0,5% | 116,5% |
12º | BMW X3 | 2.543 | 1,5% | 2.358 | 1,0% | 7,8% |
13º | MERCEDES GLC | 2.511 | 1,5% | 4.038 | 1,6% | -37,8% |
14º | VW TRANSPORTER | 2.375 | 1,4% | 1.972 | 0,8% | 20,4% |
15º | SEAT LEON | 2.341 | 1,4% | 3.310 | 1,3% | -29,3% |
16º | AUDI A4 | 2.251 | 1,3% | 4.652 | 1,9% | -51,6% |
17º | FORD FOCUS | 2.177 | 1,3% | 5.504 | 2,2% | -60,4% |
18º | MERCEDES CLASSE A | 2.062 | 1,2% | 2.767 | 1,1% | -25,5% |
19º | MERCEDES CLASSE E | 2.058 | 1,2% | 3.327 | 1,4% | -38,1% |
20º | AUDI A6 | 2.039 | 1,2% | 2.889 | 1,2% | -29,4% |
21º | BMW SÉRIE 1 | 2.002 | 1,2% | 2.671 | 1,1% | -25,0% |
22º | BMW X1 | 1.944 | 1,1% | 2.153 | 0,9% | -9,7% |
23º | SKODA KAROQ | 1.911 | 1,1% | 1.610 | 0,7% | 18,7% |
24º | AUDI A3 | 1.841 | 1,1% | 2.403 | 1,0% | -23,4% |
25º | MINI | 1.812 | 1,1% | 3.095 | 1,3% | -41,5% |
26º | VW ID.3 | 1.799 | 1,1% | 0 | 0,0% | - |
27º | HYUNDAI KONA | 1.694 | 1,0% | 1.663 | 0,7% | 1,9% |
28º | FIAT DUCATO | 1.665 | 1,0% | 1.501 | 0,6% | 10,9% |
29º | SEAT ATECA | 1.658 | 1,0% | 2.070 | 0,8% | -19,9% |
30º | VW POLO | 1.606 | 0,9% | 4.425 | 1,8% | -63,7% |
31º | VW T-CROSS | 1.586 | 0,9% | 2.566 | 1,0% | -38,2% |
32º | BMW SÉRIE 2 | 1.537 | 0,9% | 1.565 | 0,6% | -1,8% |
33º | SKODA SUPERB | 1.525 | 0,9% | 1.680 | 0,7% | -9,2% |
34º | SKODA KODIAQ | 1.516 | 0,9% | 1.979 | 0,8% | -23,4% |
35º | OPEL CROSSLAND X | 1.514 | 0,9% | 1.437 | 0,6% | 5,4% |
36º | MERCEDES GLE | 1.512 | 0,9% | 1.572 | 0,6% | -3,8% |
37º | RENAULT CAPTUR | 1.460 | 0,9% | 1.708 | 0,7% | -14,5% |
38º | RENAULT TWINGO | 1.433 | 0,8% | 1.765 | 0,7% | -18,8% |
39º | RENAULT CLIO | 1.417 | 0,8% | 2.535 | 1,0% | -44,1% |
40º | BMW SÉRIE 5 | 1.406 | 0,8% | 2.798 | 1,1% | -49,7% |
41º | FORD PUMA | 1.396 | 0,8% | 694 | 0,3% | 101,2% |
42º | FIAT 500 | 1.374 | 0,8% | 2.157 | 0,9% | -36,3% |
43º | FORD FIESTA | 1.374 | 0,8% | 3.672 | 1,5% | -62,6% |
44º | VW TOURAN | 1.325 | 0,8% | 2.392 | 1,0% | -44,6% |
45º | MERCEDES CLA | 1.283 | 0,8% | 2.691 | 1,1% | -52,3% |
46º | SMART FORTWO | 1.271 | 0,7% | 66 | 0,0% | 1825,8% |
47º | TOYOTA YARIS | 1.238 | 0,7% | 1.129 | 0,5% | 9,7% |
48º | AUDI Q5 | 1.195 | 0,7% | 2.468 | 1,0% | -51,6% |
49º | CUPRA FORMENTOR | 1.191 | 0,7% | 0 | 0,0% | - |
50º | RENAULT ZOE | 1.166 | 0,7% | 1.798 | 0,7% | -35,2% |
Ranking de marcas mais vendidas na Alemanha
Por marcas, a líder Volkswagen (34.189), embora em baixa de 30%, registrou incremento em sua participação de mercado (20,1%). Próxima dos 10% de market share, a BMW (16.479) há tempos não começava um ano tão perto da rival Mercedes (17.912) na disputa pela 2ª posição. No top 20, aliás, apenas Volvo (3.624) e Smart (1.833) tiveram números melhores do que há 12 meses.
POS. | MARCA | JAN.2021 | % MERCADO 2021 | JAN.2020 | % MERCADO 2020 | % VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | VOLKSWAGEN | 34.189 | 20,1% | 48.744 | 19,8% | -29,9% |
2º | MERCEDES-BENZ | 17.912 | 10,6% | 26.034 | 10,6% | -31,2% |
3º | BMW | 16.479 | 9,7% | 20.454 | 8,3% | -19,4% |
4º | AUDI | 11.616 | 6,8% | 22.066 | 9,0% | -47,4% |
5º | SKODA | 11.382 | 6,7% | 14.295 | 5,8% | -20,4% |
6º | OPEL | 10.220 | 6,0% | 12.279 | 5,0% | -16,8% |
7º | FORD | 10.208 | 6,0% | 17.335 | 7,0% | -41,1% |
8º | RENAULT | 8.207 | 4,8% | 9.936 | 4,0% | -17,4% |
9º | SEAT | 8.044 | 4,7% | 10.416 | 4,2% | -22,8% |
10º | HYUNDAI | 4.194 | 2,5% | 8.217 | 3,3% | -49,0% |
11º | FIAT | 3.773 | 2,2% | 4.428 | 1,8% | -14,8% |
12º | TOYOTA | 3.626 | 2,1% | 5.488 | 2,2% | -33,9% |
13º | VOLVO | 3.624 | 2,1% | 3.314 | 1,3% | 9,4% |
14º | PEUGEOT | 3.335 | 2,0% | 5.135 | 2,1% | -35,1% |
15º | KIA | 3.024 | 1,8% | 4.617 | 1,9% | -34,5% |
16º | CITROËN | 2.254 | 1,3% | 4.898 | 2,0% | -54,0% |
17º | NISSAN | 1.987 | 1,2% | 2.983 | 1,2% | -33,4% |
18º | PORSCHE | 1.933 | 1,1% | 2.012 | 0,8% | -3,9% |
19º | DACIA | 1.909 | 1,1% | 3.810 | 1,5% | -49,9% |
20º | SMART | 1.833 | 1,1% | 108 | 0,0% | 1597,2% |
... | ... | ... | ... | ... |
| ... |
| TOTAL | 169.754 | 100,0% | 246.300 | 100,0% | -31,1% |
Ouça o podcast do Motor1.com:
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog