RAM 2500 vendeu mais que a VW Amarok

As picapes começaram o ano em alta. Somadas, todas as representantes das duas categorias emplacaram 27.809 unidades, quase 8,5% a mais do que em janeiro de 2020. O resultado positivo tem relação direta com o forte início de 2021 da Strada: com 9.232 unidades, 70,4% a mais do que em 2020, a picape pequena da Fiat não tinha um ponto de partida tão bom desde 2015 (11.201).

Já as suas principais rivais amargaram retrações significativas. Enquanto a VW Saveiro (2.497) perdeu 23,2% de seus compradores, a Chevrolet Montana, em baixa de quase 55%, emplacou apenas 120 unidades. Este, aliás, foi o pior resultado para o modelo desde setembro de 2003 (75), quando foram registradas suas primeiras unidades.

Entre as picapes médias e grandes, a Fiat Toro (5.233) manteve uma confortável liderança, embora com resultado pior do que em 2020 (-1,3%). A vice-líder Toyota Hilux (3.301) perdeu apenas 6 unidades na comparação com dezembro. Próxima dos 5% de alta, a Chevrolet S10 (2.520) completou o pódio.

Acessórios - Ford Ranger

Com quase o dobro do resultado da Renault Duster Oroch (1.049), a Ford Ranger (1.926) também teve um início de ano positivo (+17,7%). Destaque negativo, a VW Amarok (188) foi apenas a 9ª colocada, com queda superior a 86% - ficou atrás, inclusive, da gigante RAM 2500 (304), que jamais havia vendido tanto. 

 

Picapes Pequenas 

POS. 

MODELO 

JAN/21 

DEZ/20 

JAN/20 

% JAN 21 

% DEZ 20 

VARIAÇÃO JAN/DEZ 

VARIAÇÃO 2021/2020 

1º 

FIAT STRADA 

9232 

10390 

5419 

77,91% 

73,91% 

-11,15% 

70,36% 

2º 

VW SAVEIRO 

2497 

3310 

3255 

21,07% 

23,55% 

-24,56% 

-23,29% 

3º 

CHEVROLET MONTANA 

120 

358 

264 

1,01% 

2,55% 

-66,48% 

-54,55% 

  

  

11849 

14058 

8938 

100,00% 

100,00% 

-15,71% 

32,57% 

Picapes Médias / Grandes 

POS. 

MODELO 

JAN/21 

DEZ/20 

JAN/20 

% JAN 21 

% DEZ 20 

VARIAÇÃO JAN/DEZ 

VARIAÇÃO 2021/2020 

1º 

FIAT TORO 

5233 

6983 

5300 

32,79% 

35,53% 

-25,06% 

-1,26% 

2º 

TOYOTA HILUX 

3301 

3307 

3310 

20,68% 

16,83% 

-0,18% 

-0,27% 

3º 

CHEVROLET S10 

2520 

3210 

2402 

15,79% 

16,33% 

-21,50% 

4,91% 

4º 

FORD RANGER 

1926 

2403 

1637 

12,07% 

12,23% 

-19,85% 

17,65% 

5º 

RENAULT DUSTER OROCH 

1049 

858 

1093 

6,57% 

4,37% 

22,26% 

-4,03% 

6º 

NISSAN FRONTIER 

815 

957 

673 

5,11% 

4,87% 

-14,84% 

21,10% 

7º 

MITSUBISHI L200 

596 

695 

622 

3,73% 

3,54% 

-14,24% 

-4,18% 

8º 

RAM 2500 

304 

283 

284 

1,90% 

1,44% 

7,42% 

7,04% 

9º 

VW AMAROK 

188 

908 

1351 

1,18% 

4,62% 

-79,30% 

-86,08% 

10º 

EFFA V21 

20 

38 

19 

0,13% 

0,19% 

-47,37% 

5,26% 

11º 

EFFA V22 

10 

0,04% 

0,05% 

-30,00% 

0,00% 

12º 

CHEVROLET SILVERADO 

0,01% 

0,00% 

  

  

15960 

19652 

16698 

100,00% 

100,00% 

-18,79% 

-4,42% 

Fonte: Fenabrave

Galeria: Fiat Strada Freedom CD 1.3 2021