Em uma entrevista ao site Argentina Autoblog, Pablo Sibilla, diretor-geral da Renault para o país vizinho, comentou sobre os lançamentos da marca por lá para este ano. E, após falar da chegada do Duster à Argentina, o executivo foi questionado sobre o futuro da Duster Oroch, respondendo que a fabricante está desenvolvendo uma renovação para a picape. A estreia é esperada para 2022, pois será lançada também na África do Sul.

O Argentina Autoblog perguntou se a renovação do Duster, que finalmente mudará de geração na Argentina, será aplicada também à Renault Duster Oroch. “No momento, não. Estamos trabalhando na renovação da Oroch, mas no momento, não temos nada para anunciar a respeito”, respondeu Sibilla, sem dar qualquer detalhe sobre quando podemos ver a picape ou se realmente será uma troca de geração ou somente uma atualização do design.

Galeria: Renault Duster Oroch 4x4

Nesta mesma semana já ouvimos novidades sobre a Duster Oroch. A divisão da marca francesa na África do Sul revelou ao site Carmag que a picape ainda está nos planos para o país, com lançamento previsto para 2022. O veículo tinha sido prometido para 2020, mas a falta da produção de uma versão com mão inglesa atrapalhou os planos e a empresa adiou o modelo – a picape é produzida somente em São José dos Pinhais (PR).

Até o momento, o máximo que vimos foi uma versão picape desenvolvida na Romênia, em uma parceria da Dacia (marca local que desenvolveu o Duster) com uma empresa do país. Embora seja vendida oficialmente, é algo bem diferente, pois é uma picape de cabine simples, enquanto a nossa Duster Oroch é cabine dupla.

Galeria: Dacia Duster pick-up

Com uma troca de geração, a picape irá se beneficiar das melhorias feitas no Duster, como a plataforma mais segura, mais equipamentos como direção elétrica e o futuro motor 1.3 turbo de 150 cv. Este propulsor, desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz, será adotado pela Renault neste ano, começando com o Captur reestilizado e, em seguida, pelo Duster.

Há grandes chances de que a Duster Oroch passe a ser produzida na Argentina. Sibilla confirmou em uma entrevista antiga que a Renault irá transformar a fábrica em Santa Isabel em uma linha de produção para modelos comerciais como picapes e vans. O complexo já começou a montar a picape média Alaskan para o país e o executivo disse que havia um estudo para adicionar um segundo modelo deste tipo.

Ter uma nova Renault Duster Oroch pode ajudar a marca. O segmento das picapes deste porte está crescendo e veremos três novos modelos nos próximos anos. A Ford desenvolver a Maverick, com a mesma plataforma que o Bronco Sport e que virá importada do México; a Chevrolet planeja um modelo abaixo da S10 com a arquitetura de Onix e Tracker; e a Volkswagen prepara um investimento para produzir a Tarok, picape monobloco com a base MQB do Tiguan.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com