Pioneira no segmento, a Renault Duster Oroch acabou esquecida, sem trocar de geração junto com o Duster. Embora ainda esteja dentro do seu ciclo de vida, com 6 anos de mercado, a picape continua a deixar a desejar e a fabricante mal dá sinais de que irá substituí-la. Um destes sinais vem da divisão da montadora da África do Sul, que revelou ao site Carmag que planeja lançar a picape por lá em 2022.

O ponto é que, considerando que o SUV já está na sua segunda geração por lá, não faz sentido lançar a geração atual produzida aqui. Já faz um bom tempo que a Renault promete levar a Duster Oroch para a África do Sul, antes dizendo que seria lançada em 2020 junto com a Alaskan. No entanto, pela falta de demanda global por uma versão com o volante do lado direito, a Renault deixou passar, citando que havia algumas travas na capacidade de produção da fábrica da Oroch atual – no caso, São José dos Pinhais (PR).

Galeria: Dacia Duster pick-up

Apesar dos executivos da marca terem dito que o plano de lançar a picape no país africano continua de pé, não quiseram dar qualquer detalhe sobre o veículo. A publicação Carmag acredita que será a segunda geração da picape, ainda não revelada em uma versão oficial da Renault. Até agora, vimos somente um modelo feito pela Dacia em parceria com uma empresa romena, com cabine simples e oferecida somente por lá.

Investir em uma nova Duster Oroch faria sentido caso a Renault fosse mais agressiva em seu posicionamento. O segmento que a picape estreou atualmente é dominado pela Fiat Toro, mas isso irá mudar nos próximos anos. A Ford entrará nesta categoria com a Maverick, picape que será produzida no México e virá ao Brasil no ano que vem. A Chevrolet também trabalha em um modelo abaixo da S10, que deve ser feita na Argentina; enquanto a Volkswagen irá retomar os planos da Tarok, apresentada na forma de conceito em 2018.

A Renault tem bem mais chances de fazer a Duster Oroch disputar por um espaço melhor na categoria em uma segunda geração, agora que o Duster nacional receberá o tão esperado motor 1.3 turbo de 150 cv desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz. Este motor fará sua estreia no Captur reestilizado, cuja estreia é esperada para o 1º semestre deste ano. Adotando este motor e ganhando uma opção automática, no caso com a transmissão do tipo CVT, ficaria mais fácil atrair os clientes.

Tudo indica que a nova geração da Duster Oroch deve ser produzida na Argentina, ao invés de São José dos Pinhais. Em uma entrevista recente, Pablo Sibilla, presidente da marca no país vizinho, revelou que o complexo em Santa Isabel irá focar em veículos comerciais, enquanto a fábrica brasileira será voltada para carros pequenos e médios. O executivo foi além e disse que a marca analisa a possibilidade de produzir uma nova picape no país.

Projeção: Kleber Silva/KDesign AG

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