Já sabemos que a Volkswagen lançará o SUV Taos no segundo trimestre de 2021. Será o principal lançamento da marca no Brasil no próximo ano e um dos mais importantes na região Mercosul. Mas, durante live realizada nesta quarta-feira (9), Pablo Di Si, CEO da VW na América Latina, deixou no ar que irá anunciar novidades para "diversos segmentos", além de falar sobre investimentos que estavam congelados.
O mais esperado é a picape Tarok. Apresentada no Salão do Automóvel de 2018, foi concebida sobre a plataforma MQB (a mesma do Taos) e tem a mira apontada para a Fiat Toro e para a futura Ford Maverick. Em julho, por conta da pandemia, o projeto entrou "na geladeira", mas a fala de Di Si dá um forte indicativo que a picape deve ser anunciada em 2021, com provável estreia para 2022, além de outros modelos.
Outros modelos? Há uma forte chance também de sabermos o que é o tal Polo Track. Em setembro, o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté (SP) falou este nome como um novo modelo a ser produzido na planta, que será preparada para a plataforma MQB A0. Ainda é uma total incógnita: será uma versão aventureira do Polo, uma nova versão de entrada ou um modelo totalmente novo?
Galeria: Volkswagen Tarok Concept - Salão de SP 2018
Além disso, é esperada a reestilização de Polo e Virtus, com atualizações de visual e de equipamentos, como a chegada da multimídia VW Play e de itens de segurança como 6 airbags (hoje eles possuem 4), frenagem automática de emergência e piloto automático adaptativo, itens presentes no crossover Nivus. Ao mesmo tempo, deverá ser anunciado o futuro da família Gol e do subcompato Up, que deve ter a linha 2021 apresentada apenas em janeiro.
Entre as picapes, além da Tarok, ainda há certo mistério sobre a nova Amarok. A nova geração da picape média está sendo desenvolvida em parceria com a Ford na Austrália, mas apenas a empresa americana falou sobre a produção na Argentina a partir de 2023. Para nosso mercado, é esperada uma reestilização em algum momento para a manter competitiva no mercado.