Levantamento de abrangência global realizado pela Axalta (uma das maiores fornecedoras mundiais de tintas líquidas e em pó) identificou as cores mais utilizadas pela indústria automotiva ao longo de 2020. De acordo com a pesquisa, cerca de 38% de todos os veículos fabricados no mundo neste ano foram pintados de branco - tonalidade que encabeça a lista de cores mais populares há vários anos seguidos.

Na sequência, o preto foi a cor escolhida em 19% dos veículos, enquanto o cinza marcou posição como o mais usado em 15% dos carros. Surpreendentemente, a demanda por carros de cor prata (ou cinza metálico) continuou diminuindo neste ano, enquanto modelos pretos seguiram populares principalmente no segmento de luxo. No total, as quatro cores (branco, preto, cinza a prata) responderam por 81% do mercado global.

Galeria: Comparativo: Novo Peugeot 208 x Chevrolet Onix x Hyundai HB20

Por sua vez, as tonalidades chamadas cromáticas conquistaram 19% de participação, com destaque para os tons de azul e vermelho, que alcançaram 7% e 5%, respectivamente. Considerada uma cor vibrante, o vermelho está sempre vinculado com esportividade e beleza, além de mantém valor na revenda. Por fim, a lista traz as cores marrom (3%), amarelo (2%), verde (1%) e laranja (1%).

A Axalta publica relatório anual de cores desde 1953, tomando como base dados coletados em países produtores de veículos. As informações são compiladas e fornecidas às grandes fabricantes para verificação de tendências no setor. “As tendências de compra do consumidor refletidas no relatório irão impulsionar o desenvolvimento de cores inovadoras para o futuro”, comenta Nancy Lockhart, Gerente Global de Produtos de Cores da empresa.

Fotos: Divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com