Um estudo preparado pela Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, mostra a evolução das cores dos carros no Brasil na última década. Com dados fornecidos pelas fabricantes, a associação mapeou o percentual das principais cores dos veículos do mercado nacional de 2010 a 2019. 

Não é segredo que em 2010 a preferência nacional eram pelos veículos de cor prata. Entre as principais justificativas estavam a facilidade de conservação e a boa aceitação no momento da revenda. Fato que esta tendência fazia com que os estoques das concessionárias ficassem cheios de modelos prata para atender a demanda.  

Comparativo - Chevrolet Onix Plus vs. Hyundai HB20S

Outra cor que queridinha do mercado eram os carros com pintura preta. Sempre muito chamativos e elegantes, tinham como ponto negativo a necessidade de cuidado maior na conservação e também a situação de mostrarem sujeira e riscos com mais facilidade.

O cinza formava o trio de ferro ao lado de prata e preto. Em 2010 representavam juntos nada menos do que 73% do total de carros vendidos no Brasil. 

Nestes últimos 10 anos, muita coisa mudou. A pintura vermelha, cor básica, tinha 9% de participação no volume total de vendas. Associada a carros esportivos, a cor vermelha caiu ainda mais em 2019 passando a representar apenas 7%. Seria este um reflexo da diminuição de carros esportivos no Brasil?

Mas foi a cor branca que saiu do anonimato e passou a ser protagonista no mercado brasileiro. Dez anos atrás, essa cor enfrentava grande preconceito em algumas cidades pela associação aos táxis. Alguns diziam que perdia valor na revenda e outros simplesmente falavam que era cor de carro de taxista. Fato é que este cenário mudou e a cor na pintura branca saiu de apenas 12% nas vendas para impressionantes 44%. 

As demais cores não citadas representavam 6% do total em 2010 e caiu para 4% em 2019. 

E na sua opinião, qual o principal fator que fez o branco se tornar a preferida no brasileiro na última década?

Fonte: Anfavea

Envie seu flagra! flagra@motor1.com