Pelo 4º mês consecutivo, o número de emplacamentos de SUVs e crossovers compactos cresceu na comparação com o mesmo período de 2019 (+3,6%). Das 43,4 mil unidades registradas em outubro, pouco mais de 15% foram do líder Chevrolet Tracker (6.595), que superou o desempenho de setembro para atingir seu novo recorde de vendas.
A vantagem sobre o Jeep Renegade (6.042), no entanto, foi menor do que há um mês – o Jeep teve seu melhor desempenho desde novembro passado, apesar da retração de quase 10% em relação a 2019. A briga pelo último lugar do pódio, no entanto, foi acirrada: apenas 217 unidades separaram o Hyundai Creta (5.354) do VW T-Cross (5.137), líder no acumulado de 2020 ainda com margem confortável graças ao desempenho fora da curva em julho (10.211).
Em compasso de espera pela 1ª reestilização, o Nissan Kicks (3.966) fechou o top 5 com retração de quase 29% e viu cair para menos de 400 unidades sua vantagem sobre o Honda HR-V (3.586) também em baixa (-13,3%). Em seu terceiro mês completo no mercado, o VW Nivus (3.124) não saiu da sétima posição, vendendo menos do que em setembro.
Em queda forte de mais de 36%, o Ford Ecosport (2.216) perdeu o oitavo lugar para o Renault Duster (2.460), em melhor momento comercial no ano impulsionado por promoções da marca francesa. Recém-reestilizado, o Honda WR-V (1.391) foi o 9º, com seu desempenho mais expressivo desde agosto de 2018 (1.444).
Do 11º ao 15º colocados, todos perderam fôlego. O destaque negativo, pelo 3º mês seguido, foi o Renault Captur (589). Atrás do Caoa Chery Tiggo 5X (881) e do Citroën C4 Cactus (696) – que respondeu por quase 2/3 de todas as vendas da marca -, o Renault perdeu quase 80% dos compradores do ano passado. Com reforço provável da versão automática, o Troller T4 (219) não tinha um resultado tão bom desde julho de 2015 (202).
POS. | MODELO | OUT/20 | SET/20 | OUT/19 | % OUT 20 | % SET 20 | VARIAÇÃO OUT/SET | VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | CHEVROLET TRACKER | 6595 | 6403 | 1086 | 15,19% | 15,56% | 3,00% | 507,27% |
2º | JEEP RENEGADE | 6042 | 5748 | 6678 | 13,92% | 13,97% | 5,11% | -9,52% |
3º | HYUNDAI CRETA | 5354 | 5402 | 5323 | 12,33% | 13,13% | -0,89% | 0,58% |
4º | VW T-CROSS | 5137 | 4728 | 5084 | 11,83% | 11,49% | 8,65% | 1,04% |
5º | NISSAN KICKS | 3966 | 4025 | 5550 | 9,14% | 9,78% | -1,47% | -28,54% |
6º | HONDA HR-V | 3586 | 3314 | 4137 | 8,26% | 8,06% | 8,21% | -13,32% |
7º | VW NIVUS | 3124 | 3203 | 0 | 7,20% | 7,79% | -2,47% | - |
8º | RENAULT DUSTER | 2460 | 1831 | 2075 | 5,67% | 4,45% | 34,35% | 18,55% |
9º | FORD ECOSPORT | 2216 | 2072 | 3477 | 5,11% | 5,04% | 6,95% | -36,27% |
10º | HONDA WR-V | 1391 | 961 | 1112 | 3,20% | 2,34% | 44,75% | 25,09% |
11º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 881 | 793 | 1082 | 2,03% | 1,93% | 11,10% | -18,58% |
12º | CITROËN C4 CACTUS | 696 | 667 | 1577 | 1,60% | 1,62% | 4,35% | -55,87% |
13º | RENAULT CAPTUR | 589 | 578 | 2799 | 1,36% | 1,41% | 1,90% | -78,96% |
14º | CAOA CHERY TIGGO 2 | 437 | 402 | 557 | 1,01% | 0,98% | 8,71% | -21,54% |
15º | PEUGEOT 2008 | 396 | 523 | 821 | 0,91% | 1,27% | -24,28% | -51,77% |
16º | TROLLER T4 | 219 | 198 | 91 | 0,50% | 0,48% | 10,61% | 140,66% |
17º | SUZUKI JIMNY | 112 | 112 | 154 | 0,26% | 0,27% | 0,00% | -27,27% |
18º | SUZUKI JIMNY SIERRA | 92 | 84 | 12 | 0,21% | 0,20% | 9,52% | 666,67% |
19º | SUZUKI VITARA | 69 | 71 | 98 | 0,16% | 0,17% | -2,82% | -29,59% |
20º | JAC T40 | 24 | 7 | 107 | 0,06% | 0,02% | 242,86% | -77,57% |
21º | SUZUKI SCROSS | 15 | 13 | 30 | 0,03% | 0,03% | 15,38% | -50,00% |
22º | JAC T50 / T5 | 5 | 3 | 57 | 0,01% | 0,01% | 66,67% | -91,23% |
|
| 43406 | 41138 | 41907 | 100,00% | 100,00% | 5,51% | 3,58% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: Motor1.com e divulgação