Semana movimentada no Motor1.com. Publicamos os testes dos dois principais lançamentos do ano no Brasil: a nova Fiat Strada e o inédito Volkswagen Nivus. Finalmente pudemos levar a picape compacta para nossa pista de testes e conferir se o motor 1.3 dará conta do trabalho. Para o crossover da VW, preparamos um teste de 1.000 km antes de dar o veredito sobre o carro.
No noticiário global, toda a atenção estava com a Ford, que apresentou a nova geração do Bronco. O utilitário inicia uma submarca da empresa, que inclui o Bronco Sport, um SUV médio preparado para encarar trilhas e que será vendido no Brasil em 2021. Na nossa vizinha Argentina, as novidades foram a data de estreia para o início da produção do novo Peugeot 208, que será lançado em agosto; e a primeira unidades da picape Renault Alaskan, ainda em pré-série.
O segmento das picapes compactas no Brasil é da Fiat e ninguém pode argumentar o contrário. A Strada vende muito mais do que suas rivais Chevrolet Montana e Volkswagen Saveiro. Isso reforça o quanto era importante que a nova geração da picape fosse um produto ainda melhor, para garantir que ninguém roube a primeira posição em vendas. E, para isso, a marca trabalhou para que ela atingisse um outro patamar. Será que conseguiu mesmo? Confira no nosso teste.
Atrasado por causa da pandemia, o novo Peugeot 208 enfim faz os últimos ajustes antes de virar latino. O Grupo PSA já marcou a data para o início da produção em série do hatchback: 18 de agosto. Ele começará a ser vendido tanto na Argentina quanto no Brasil, desta vez mais disposto a conquistar seu espaço no segmento.
Quando falamos que o Ford Bronco é um dos produtos mais importantes da marca nos últimos tempos, não é um exagero. Desde que ela anunciou que deixará de investir em hatches e sedãs para fazer picapes e SUVs, muita gente questionou a decisão. E o Bronco é a forma da Ford provar que está certa. A submarca foi apresentada com três modelos e o menor deles, o Bronco Sport, será vendido no Brasil em 2021.
Manter a geração passada de um carro nas lojas não é uma estratégia nova, mas é a primeira vez que a Nissan adota esse plano. O sedã Versa logo receberá sua nova geração no país, mas isso não significa que o atual, feito em Resende (RJ) sairá de linha. Pelo contrário, agora ele se chama V-Drive e já está desembarcando nas concessionárias, com preços entre R$ 57.190 e R$ 72.890.
A Volkswagen acredita muito no Nivus, seu novo crossover. Desenvolvido no Brasil, ele será produzido também na Espanha, tornando-se um produto global. E é a aposta da empresa para conquistar de vez o segmento nacional dos SUVs, ao lado do T-Cross. Pegamos o Nivus para rodar por 1.000 km e conferir todos os seus atributos e conferir se a marca está certa em apostar tanto no modelo.
A reabertura da fábrica da Aliança Renault-Nissan em Santa Isabel (Argentina) permitiu que a marca francesa iniciasse os trabalhos para começar a produzir a Alaskan, picape média derivada da Nissan Frontier. Parece que tudo vai de vento em popa, pois o Pedro Sibilla, presidente da fabricante na Argentina, divulgou uma foto da primeira unidade pré-série da picape saindo da linha de montagem. Ela será lançada no país vizinho no final do ano e é esperada para o nosso mercado no 1º trimestre do ano que vem.
A pandemia afetou muito todas as empresas no mundo, obrigando a usar o dinheiro em caixa para manter os funcionários durante a quarentena. A consequência disso é que muitas não tem mais com investir em novos produtos, adiando ou até cancelando alguns projetos. No caso da Volkswagen, um dos modelos afetados é a picape Tarok, apresentada como um conceito em 2018 e que deveria fazer parte do próximo ciclo de investimentos da marca no Brasil. Porém, como o presidente da VW América Latina, Pablo Di Si, revelou em uma live do Motor1.com, a Tarok subiu no telhado e a marca ainda não definiu se irá apenas adiar sua produção ou se irá cancelar de vez o veículo.
Fotos: arquivo Motor1.com e divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Strada líder e Kardian em alta: veja os carros mais vendidos em setembro
Locação e crédito salvam o ano sem benefício ao consumidor
Quais foram os 25 carros mais vendidos do Brasil em setembro até agora?
Vendas em novembro: BYD passa Nissan e mercado cresce quase 20%
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?
Picapes em agosto: Fiat Strada registra recorde de vendas