Com inspiração no irmão maior, ele é uma versão mais off-road do Escape

Após meses de espera, causados pelos atrasos por conta da pandemia de coronavírus, o Ford Bronco Sport finalmente é revelado de forma oficial. Ao invés de ter uma apresentação própria, ele acabou aparecendo ao lado de seu irmão Bronco, porém, com proposta diferente. Na prática, ele será o novo SUV médio da marca e será vendido inclusive no Brasil, vindo do México, valendo-se do acordo entre os países que isenta os automóveis do Imposto de Importação. 

Apesar de fazer parte da mesma linha, o Ford Bronco Sport é um bicho bem diferente do Bronco convencional, por ser montado com a plataforma modular C2, a mesma dos novos Focus e Escape. Isso faz com que seja um SUV médio com construção monobloco, ao invés de carroceria sobre chassi como o modelo maior. Isso não significa que não seja capaz no off-road, pois a marca diz que ele foi desenvolvido para funcionar tão bem na terra quanto no asfalto.

Galeria: Ford Bronco Sport 2021

Ele possui 4,38 metros de comprimento, 2,08 m de largura (com espelhos), 1,78 m de altura e tem um entre-eixos de 2,67 m - medidas que o colocam na briga com modelos como Jeep Compass e Chevrolet Equinox. A altura varia de acordo com a versão, chegando a 1,89 m na variante Badlands com rack no teto. Conta com um vão livre de 198 mm na variante básica e 200 cm na versão Outer Banks. Com os pneus mistos opcionais 235/65 R17, a altura em relação ao solo chega a 223 cm. Tem ângulo de entrada de 21,7° e 30,4° de saída, subindo para 30,4° e 33,1° com os pneus opcionais.

Além da plataforma, a outra parte que aproxima o Bronco Sport do Escape é a motorização. Ele conta com o 1.5 EcoBoost turbo de três cilindros e injeção direta, entregando 184 cv a 6.000 rpm e 26,3 kgfm a partir de 3.000 rpm, sempre com a transmissão automática de 8 marchas. A opção mais cara é o 2.0 EcoBoost turbo de quatro cilindros, também com injeção direta, que gera 248 cv a 5.500 rpm e um torque máximo de 38 kgfm a 3.000 rpm. Mantém o câmbio automático de 8 marchas, mas com trocas manuais por borboletas atrás do volante.

A Ford destaca que o Bronco Sport conta com um sistema de tração integral com função de bloqueio dos diferenciais, permitindo que envie todo o torque para uma das rodas traseiras. Conta também com um modo de seleção de terreno, ajustando a suspensão de acordo com um dos sete modos: Normal, Eco, Sport, Slippery e Sand (escorregadio e areia), Mud/Ruts (lama) e Rock Crawl (pedra). O equipamento é de série, independente da motorização. A suspensão é independente nas quatro rodas, com estrutura MacPherson na frente e braços duplos na traseira.

Ford Bronco Sport 2021
Ford Bronco Sport 2021

O estilo quadradinho lembra o Bronco original. A grade frontal, por exemplo, é bem parecida, mudando mais na proporção do que nas linhas. Os faróis também são semelhantes, com formato redondo e uma linha que segue em direção ao centro da frente do carro. Ao contrário do Escape, o Bronco Sport tem o teto bem retilíneo, com pintura preta, assim como as colunas. A lateral tem traços do antigo Land Rover Freelander, enquanto as lanternas não lembram nenhum outro Ford.

Ford Bronco Sport 2021
Ford Bronco Sport 2021

Já na cabine, encontramos uma mistura de elementos do Escape (como o volante que veio do antigo Focus) e linhas mais retas que remetem à Ranger, algo evidenciado pelas saídas de ar verticais em volta da central multimídia. Outro destaque é que não há o logo da Ford e sim o cavalo dando coice que será o símbolo da linha Bronco, deixando claro a ideia da submarca. Entre os equipamentos, podemos ver a central multimídia flutuante com tela de 8” e o sistema Sync 3, além de uma tela no centro do painel de instrumentos (que ainda tem contadores analógicos).

A Ford destaca ainda que o SUV terá tecnologias como frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, monitor de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, assistente de permanência em faixa, câmera de ré e faróis com facho alto automático de série. É possível equipar o modelo com o pacote Co-Pilot360 Assist+, que adiciona controle de cruzeiro adaptativo, assistente de manobra de evasão e comando de voz para a central multimídia. Por fim, tem o pacote Assist 2.0, com controle de cruzeiro adaptativo e reconhecimento de placas de trânsito.

O Ford Bronco Sport já pode ser reservado nos Estados Unidos, com um sinal de US$ 100 (R$ 537 pela cotação atual). Os preços finais ainda não foram revelados, já que o modelo só começará a ser entregue no final do ano. A fabricante revelou em apresentações para os acionistas que pretende lançar o Bronco Sport na América do Sul e, segundo apurado por Motor1.com, o Brasil está nesta lista. A produção no México facilita (e muito) sua vinda para cá. 

Ouça nosso podcast: