Parceria estabelecida em 1999 foi fundamental para elevar participação da fabricante sul-coreana no mercado brasileiro

Estabelecida em 1999, a parceria do grupo Caoa com a Hyundai acaba de alcançar um novo marco comercial no Brasil. Em comunicado, a empresa anuncia que superou a cifra de 1 milhão de unidades vendidas de veículos da marca sul-coreana no mercado nacional. O resultado corresponde aos 20 anos de atuação conjunta, que começou com a comercialização de importados e hoje envolve também produção e distribuição locais.

Nos idos dos anos 1990, a Hyundai chegou a ser representada no Brasil por outras duas empresas, mas em ambos os casos não obteve sucesso. A partir da Caoa é que a marca começou a deslanchar no país, ganhando reconhecimento, status e participação. Por alguns anos, a fabricante chegou a ser líder de mercado entre os importados graças ao sucesso do Tucson.

Galeria: Hyundai New Tucson avaliação BR

Em 2007, o mesmo Tucson (ao lado do caminhão pequeno HR) passou a ser produzido no Brasil como fruto dos investimentos de mais de R$ 1 bilhão aplicados pela Caoa na construção da fábrica de Anápolis (GO). Mais tarde, também passaram a sair das linhas de montagem os modelos ix35, New Tucson e o caminhão HD78. 

Atualmente, a Caoa é a maior distribuidora de veículos Hyundai no Brasil e a única a comercializar a linha completa da marca, desde os compactos HB20 e Creta produzidos em Piracicaba (SP) até os goianos New Tucson e ix35, bem como os importados Azera e Santa Fe. Anos atrás, outros modelos importantes também fizeram parte do portfólio, como i30, Elantra, Sonata e o polêmico Veloster.