Semana de duas esperadas estreias mundiais: enquanto a Toyota apresentou a Hilux e o SW4 com mudanças visuais, de motor e acabamento, a Jeep apresentou o aguardado Compass com o motor 1.3 turbo - os três como linha 2021 e que chegarão em breve ao Brasil. Teve ainda o primeiro flagra do inédito Honda City hatch, outro que será vendido aqui no ano que vem, e também os resultados do mercado nacional em maio, ainda sob os efeitos da pandemia. Confira agora o que foi notícia no Motor1.com nesta semana: 

 

Toyota Hilux atualiza design e ganha força

Nova Toyota Hilux 2021

Apresentada primeiro na Tailândia, a Hilux 2021 ganhou estilo mais invocado na dianteira e, para acompanhar, mudanças no motor 2.8 turbodiesel para chegar aos 204 cv e 51 kgfm - valores que a deixam no topo das picapes 4-cilindros em termos de potência e torque. Por dentro, estreia um novo quadro de instrumentos e enfim uma multimídia com conexões Apple Carplay e Android Auto. O SUV SW4 também foi reestilizado, mas com desenho próprio em relação à picape. Ambos virão ao Brasil ainda neste ano, com produção na Argentina.

 

Compass recebe o motor 1.3 turbo (primeiro na Europa)

Ainda não foi desta vez que o modelo médio da Jeep mudou de visual, mas sob o capô a linha 2021 europeia marca a chegada do motor 1.3 Firefly com turbo e injeção direta, nas versões de 130 cv (câmbio manual) e 150 cv (automatizado de dupla embreagem), sempre com 27,5 kgfm de torque. No Brasil a produção deste motor começa no fim do ano, já na versão flex (que pode render um pouco mais de torque e potência). Porém, a estreia nas lojas será somente no começo de 2021, com uma possível atualização visual para acompanhar.  

 

Novo BMW Série 4 adota grade polêmica  

BMW Série 4 Coupé 2020

Após diversos flagras e teasers, a BMW revelou a nova geração do cupê Série 4. Ele usa diversos componentes do Série 3 Sedan, porém, com uma carroceria e acerto mecânico próprios. No visual, o destaque desta vez fica por conta da enorme grade duplo rim que desce até quase a parte inferior do para-choque. Acostume-se, pois o novo M4 terá essa cara e promete ser ainda mais agressivo. 

 

Honda City hatch sai da toca pela primeira vez

Honda City Hatch - Flagra na Tailândia

Revelado ao mundo por meio de patentes, já registradas inclusive no Brasil, o inédito Honda City hatch enfim saiu da toca para os testes de rodagem. O modelo será o substituto do atual Fit em nosso mercado, passando a ser o modelo de entrada da Honda a partir de 2021. Rival direto do Toyota Yaris, deve estrear o motor 1.5 com comando duplo e, possivelmente, o 1.0 turbo de 3 cilindros nas versões mais caras. 

 

Fiat Toro perde motor 2.4 e ganha multimídia da Strada

Fiat Toro

A Fiat já começou a mexer na gama da Toro para a estreia do motor 1.3 turbo (o mesmo que vai equipar o Compass) a partir de 2021. Para isso, a marca aproveitou a disparada do dólar para tirar de linha o 2.4 Tigershark, que era importado (e caro). Em compensação, passou a oferecer a nova multimídia com Apple Carplay e Android Auto via Bluetooth, que dispensa o uso do cabo - sistema que foi apresentado na nova Strada, mas acabou estreando primeiro na Toro. Pena que a linha 2021 veio acompanhada de aumentos... 

 

Mercado começa (lenta) recuperação 

Fábrica Chevrolet São Caetano do Sul (SP)

Com quase 57 mil unidades emplacadas, o mercado brasileiro teve uma leve recuperação em relação a abril (5,3 mil carros a mais), porém, ainda registra queda de cerca de 76% na comparação com o mesmo período do ano passado. Neste cenário, a BMW se destacou ao ser a marca que menos perdeu mercado, conseguindo figurar na frente de marcas generalistas como Caoa Chery e Peugeot, quase superando também a Citroën. Nesta semana, a Anfavea já antecipou que espera queda de 40% nos emplacamentos no acumulado de 2020. 

Fotos: divulgação e reprodução

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com