Desde que a Ford anunciou que irá investir apenas em SUVs e picapes, ficou no ar qual seria o futuro do Fusion. Nos EUA, ele já tem os dias contados, pois a produção no México será encerrada no final de 2020. E como o carro vendido no Brasil também é mexicano, é natural que ele entre nos seus últimos dias. Porém, segundo o Jornal do Carro, as concessionárias brasileiras nem têm mais o sedã para venda, embora a Ford ainda mostre o modelo em seu site.

Galeria: Ford Fusion 2019 (BR)

O Jornal do Carro entrou em contato com diversas concessionárias na região de São Paulo e nenhuma delas tinha o Ford Fusion novo para venda. Em uma delas, a vendedora que conversou com a reportagem revelou que não recebe uma nova unidade do sedã há mais de seis meses. Outra concessionária disse que está dando preferência para modelos que ficam menos tempo parados no estoque, como Ka, EcoSport e Ranger.

No momento, o Ford Fusion é um dos dois sedãs que a marca ainda vende no Brasil, após Focus Fastback e Fiesta Sedan saírem de linha ao longo de 2019. Quando o Fusion deixar o país, o único modelo três-volumes da fabricante será o Ka Sedan. O site da Ford lista o sedã grande com três versões, começando pela SEL 2.0 EcoBoost, por R$ 149.900. A opção intermediária é a Titanium 2.0 EcoBoost AWD, vendida por R$ 179.900. Por fim há o Titanium Hybrid, o único carro eletrificado da empresa no Brasil, por R$ 182.990.

Oficialmente, a Ford diz que o Fusion continua a ser vendido, por isso ainda figura no site. Porém, os números de emplacamentos da Fenabrave mostram que, no mínimo, a fabricante tirou o pé do acelerador com ele. Desde janeiro, o Fusion emplacou apenas 820 unidades, menos do que modelos que deixaram de ser vendidos há alguns meses, como o Focus Fastback (que passou de 1 mil unidades). Só tem desempenho melhor do que o Mustang (367 unidades) e o Edge (131 unidades), que são modelos de nicho e bem mais caros.

Ford Fusion 2019 (BR)
Volta Rápida novo Fusion Hybrid 2017: Tecnológico e ecológico

Embora a Ford no Brasl ainda não fale sobre o futuro do Fusion, já sabemos que ele terá sua produção no México encerrada em 2020. Um porta-voz da fabricante nos EUA confirmou que a fabricante irá simplificar a linha do sedã durante seu último ano de vida, perdendo a versão V6. Rumores dizem que o Mondeo, versão europeia do Fusion feita na Espanha, também está com os dias contados. A empresa até pode retomar as vendas do modelo no futuro, mas desta vez como uma perua aventureira.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com