Novo Corolla é o grande vencedor do prêmio UOL Carros, com votação do Motor1.com

Conheça os 13 vencedores da edição 2019

Toyota Corolla 2020 (BR) Toyota Corolla 2020 (BR)

Os 13 vencedores da terceira edição do Prêmio UOL Carros foram conhecidos na noite desta terça-feira (3) em São Paulo. Pela primeira vez, o júri composto por 12 jornalistas especializados teve a participação do Motor1.com, por meio de seu diretor-editorial Daniel Messeder, na votação dos dos melhores carros em 12 categorias. Já a categoria "Melhor Pós-Venda" foi escolhida mediante enquete no próprio site de UOL Carros

A principal ganhadora da noite foi a Toyota, que faturou a categoria "Destaque do Ano" e "Melhor Sedã Médio" com o Corolla, além de consagrar o RAV4 como "Melhor SUV Médio". 

A votação considerou critérios como Design, Custo-Benefício, Itens de Série, Desempenho e Consumo. Para cada critério, a pontuação foi a seguinte: 1º colocado - 10 pontos; 2º colocado - 6 pontos; 3º colocado - 3 pontos; 4º colocado - 1 ponto. Venceu o modelo que somou a maior quantidade de pontos. 

Confira os vencedores a seguir: 

 

Melhor Hatch Compacto: Chevrolet Onix

Segunda geração do carro mais vendido do Brasil chegou maior, mais equipada, segura e enfim com os esperados motores de 3 cilindros da GM, incluindo um 1.0 turbo de 116 cv. Trouxe itens inéditos para o segmento, como 6 airbags e ESP de série, alerta de ponto cego, assistente de estacionamento automático, carregador de celular sem fio e internet a bordo via chip 4G. Tudo isso mantendo o preço das antigas versões, embora tenha estreado a inédita Premier topo de linha.

 

Melhor Sedã Compacto: Hyundai HB20S

O sedã foi o modelo que mais mudou na nova linha HB20. Além da plataforma reforçada e com entreeixos ampliado para maior espaço interno, o HB20S passou a ter uma caída de teto mais suave, num formato estilo cupê. A traseira ficou mais curta e e elevada, ampliando a capacidade do porta-malas. Além disso, o motor 1.0 turbo recebeu injeção direta (TGDI) e, com 120 cv, passou a entregar o melhor consumo e desempenho da categoria. Para completar, as versões de topo trouxeram painel digital e frenagem automática de emergência, exclusividade no segmento.

 

Melhor Sedã Médio e Destaque do Ano: Toyota Corolla

O Corolla deu um grande salto evolutivo nesta nova geração, incluindo uma versão híbrida flex pela primeira vez no mundo. Além do motor 1.8 com o conjunto elétrico da versão híbrida, o líder de vendas do sedãs médios também trouxe um novo motor 2.0 com injeção direta e indireta, aliado a um também novo câmbio CVT com simulação de 10 marchas, sendo a primeira mecânica para saídas mais rápidas. A nova plataforma TNGA melhorou a dirigibilidade e passou a contar com suspensão traseira multibraços, como no rival Civic. Por fim, inovou ao oferecer itens de segurança como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência e alerta de saída de faixa, entre outros.

 

Melhor SUV Compacto: VW T-Cross

O esperado SUV compacto da VW enfim chegou ao mercado em 2019 - e agradou. Trazendo os motores TSI 1.0 e 1.4, o T-Cross nacional se diferenciou por usar a base do Virtus (2,65 m de entreixos) para ter maior porte e oferecer mais espaço que o modelo europeu (que usa base do Polo). Bom de dirigir, o modelo também inovou ao trazer o painel 100% digital e a multimídia de 8" para o segmento. Vem numa crescente de vendas, chegando a liderar entre os SUVs no mês de novembro, superando pela primeira vez o Jeep Renegade.

  

Melhor SUV Médio: Toyota RAV4

Se o Corolla chegou com uma versão híbrida, o novo RAV4 estreou no Brasil somente com motorização híbrida. Partindo da mesma base TNGA, o SUV japonês une um motor 2.5 a combustão com um elétrico para render 222 cv, ter tração integral e superar os 17 km/litro de consumo em nossos testes. O resultado foi uma fila de espera superior a 6 meses na rede Toyota.   

Melhor SUV Premium: Audi Q8

O primeiro SUV cupê da Audi chegou ao Brasil com muito estilo e uma série de tecnologias, incluindo um interior com quatro telas e comandos sensíveis ao toque. O motor V6 biturbo entrega 340 cv e, aliado ao câmbio de 8 marchas e à tração integral Quattro, leva o Q8 de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos. 

 

Melhor Picape Média: Ford Ranger

Pelo design não parece, mas a Ranger mudou bem para a linha 2020. A Ford mexeu na suspensão da picape e aumentou o curso, de modo que ela ficou mais macia e confortável tanto no asfalto quanto na terra. Além disso, o câmbio automático da versão 3.2 turbodiesel foi reprogramado para melhorar as respostas e, de quebra, reduzir o consumo. 

 

Melhor Esportivo: Porsche 911

A nova geração do mítico 911, que responde pelo código 992, estreou mantendo o visual clássico do modelo, mas agregando tecnologias como nunca. Incorporou painel com duas telas digitais, nova central multimídia e ainda um console com comandos sensíveis ao toque. Na mecânica, a versão Carrera S teve a potência do motor 3.0 biturbo elevada para 450 cv, enquanto o câmbio PDK de dupla embreagem passou a ter 8 marchas. Para completar, a dirigibilidade chegou a outro patamar, transmitindo confiança ao condutor logo nas primeiras aceleradas. 

 

Melhor Elétrico: Nissan Leaf

A segunda geração do Leaf trocou o design peculiar do modelo original por linhas mais convencionais e atraentes, lembrando agora outros modelos da marca como o Kicks. O motor elétrico de 150 cv entrega bom desempenho e a autonomia foi ampliada para 389 km (ciclo europeu NEDC). Para dirigir, a novidade ficou por conta do e-pedal, função que ativa a regeneração de energia e permite dirigir quase sem usar o pedal do freio, apenas aliviando do acelerador. 

Melhor Importado: Volvo S60

Sedã intermediário da Volvo, o S60 de nova geração estreou com mais armas do que nunca para combater o trio de ferro alemão - leia-se BMW Série 3, Audi A4 e Mercedes Classe C. Além dos ganhos em espaço interno, dirigibilidade e tecnologia, o modelo chegou ao Brasil com uma ampla gama de versões: desde a T4 com motor 2.0 turbo de 190 cv até a T8 Hybrid, que supera os 400 cv e pode rodar no modo totalmente elétrico. 

  

Melhor Utilitário: Peugeot Expert

O furgão da Peugeot se destacou no mercado nacional pela boa relação custo-benefício. Ao apostar na racionalidade da construção monobloco, o modelo uniu boa dirigibilidade a uma capacidade de carga de até 1.500 kg - tudo isso cobrando menos que os rivais mais próximos. O motor 1.6 turbodiesel é forte e econômico.  

 

Melhor Pós-Venda: Kia Motors 

Com mais de 33 mil votos, a enquete sobre a marca que ofereceu os melhores serviços aos clientes em 2019 foi a Kia Motors, seguida por Mitsubishi e Volkswagen. 

Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com