Depois de conquistar importante posição dentro da própria China, a gigante Geely planeja agora direcionar investimentos para o mercado internacional. Dentro dessa estratégia, a empresa pretende estabelecer base produtiva na Europa e negocia com países da região a instalação de importante fábrica. A disputa pelo empreendimento tem Polônia e Espanha como candidatos mais fortes.

No caso da Polônia, as conversas foram iniciadas há pelo menos dois anos e, agora, dependem de aprovação do governo recém-eleito para seguirem adiante. Em pauta, está o apoio oriundo de fundos da União Europeia. O país já sedia outras fábricas automotivas, incluindo instalações do grupo Stellantis para produção de modelos das marcas Fiat, Jeep e Alfa Romeo.

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Na outra mesa, a Geely negocia com a Espanha, que recentemente recebeu anúncio de investimento de outra chinesa: a Chery. Por lá, a empresa comprou a antiga fábrica da Nissan em Barcelona e produzirá veículos das marcas Omoda e Jaecoo para abastecer toda a demanda da Europa. O governo da própria Espanha ajudou na negociação e usa da mesma estratégia agora com a Geely.

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Zeekr é controlada pela Geely

Fundada na província de Zhejiang em 1986, a Geely começou a produzir automóveis em 1997 e hoje é uma das maiores montadoras da China. Além da marca homônima que atua tanto na China quanto no mercado global, a empresa é dona da Volvo, Polestar e Lotus, juntamente com 50% da Smart e 7,6% da Aston Martin. Além disso, é controladora da Zeekr e da Lynk & Co.

Recentemente, a Geely acertou colaboração com a Renault para desenvolver conjuntamente conjuntos mecânicos híbridos, que servirão para ambas as empresas e serão fornecidos também para outras marcas.

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