Ferrari Roma é o mais novo Gran Turismo de estilo clássico da marca
Empresa italiana evoca época da "Dolce Vita" para apresentar seu novo esportivo
O estilo de vida despreocupado dos anos 1950 e 1960 foi o mote para a Ferrari criar seu mais novo GT de motor central-dianteiro, sugestivamente chamado de Roma. Com estilo de linhas limpas e fluidas, o modelo tem configuração 2+ (seja lá o que a Ferrari quer dizer com isso) e chega para complementar a gama Ferrari, devendo atuar abaixo da GTC4 Lusso.
A Ferrari diz ter se inspirado nos tradicionais Gran Turismo da marca, como o 250 GT Berlinetta Lusso e o 250 GT 2+2, para desenvolver a nova Roma. Um dos destaques do esportivo é o spoiler traseiro integrado, que foi projetado para manter a elegância do design quando retraído e garantir o downforce necessário em condições de altas velocidades.
O motor 3.9 V8 turbo é membro de uma família que já venceu o prêmio International Engine por quatro anos seguidos, entregando 620 cv de potência (de 5.750 a 7.500 rpm) e 77,5 kgfm de torque (entre 3.000 r 5.750 rpm). O novo câmbio de dupla embreagem e 8 marchas é mais compacto e 6 kg mais leve que o anterior de 7 relações. Pesando 1.570 kg, a Ferrari Roma é capaz de superar os 100 km/h em apenas 3,4 segundos, os 200 km/h em 9,3 segundos e fazer o velocímetro chegar nos 320 km/h de máxima.
Para além do desempenho, a marca revela ter trabalhado meticulosamente no som do sistema de escapamento, que trocou os tradicionais silenciadores por novas válvulas de desvio. Já a nova transmissão teve como premissa reduzir o consumo e as emissões, mas também aumentar a velocidade e a suavidade das trocas, especialmente em situações de trânsito urbano.
A nova Ferrari Roma aproveita a plataforma modular que equipa os modelos de nova geração da marca. Ou seja, carroceria e estrutura foram desenvolvidos com tecnologia para redução de peso e aumento da rigidez, usando 70% de componentes totalmente novos. De acordo com a marca, o modelo tem a melhor relação peso-potência da categoria (2,37 kg/cv).
Pela primeira vez num GT da Ferrari, a Roma traz o sistema de controle de tração e estabilidade Slide Slip Control 6.0, além do Manettino de 5 posições e o Ferrari Dynamic Enhancer, que controla o ângulo de esterço da direção e a pressão hidráulica do sistema de freios.
Em termos visuais, uma das inovações é a grade perfurada somente nos pontos necessários para refrigeração do radiador. Já os faróis adaptáveis de LED são atravessados por uma faixa de luz horizontal. A traseira segue o conceito de lanternas duplas característico da marca.
Por dentro, a Ferrari Roma incorpora o conceito de duplo cockpit, com duas células bem separadas para motorista e passageiro. O volante agrega os principais comandos para que o condutor mantenha os olhos na estrada, enquanto o quadro de instrumentos é totalmente digital sobre uma tela de 16". Além dela, há a multimídia vertical de 8,4" e mais um visor para o passageiro.
Mas a inovação começa antes mesmo de entrar. A função Comfort Acess permite abrir a porta apenas tocando em um botão ao lado da maçaneta. Ah, e como não poderia faltar num Gran Turismo feito para cobrir longas distâncias, o controlador de velocidade adaptativo é item de série. Sim, numa Ferrari.
Fotos: divulgação
Galeria: Ferrari Roma
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ferrari Luce sai por US$ 40 mi em leilão e dono pegará o carro apenas em 2027
Renault corta R$ 20 mil do Boreal e SUV fica mais barato que Duster
Poucos sabem, mas apenas 14 grupos são donos de quase todos os carros do mundo
Próximo Mini Cooper vai voltar às origens, mas não como fãs imaginam
Ferrari Luce esgota em dois meses sua meta total de vendas para 2026
Com menos dinheiro, VW aposta em IA para desenvolver novos carros
Novo Mercedes-Benz Classe C segue com motores a combustão e novo visual