O primeiro carro de produção totalmente elétrico da Audi chega ao Brasil, mas por enquanto, para testes iniciais. O novo SUV e-tron, que apareceu de forma discreta no Salão do Automóvel de São Paulo em novembro passado, tem seu lançamento marcado para o segundo semestre por aqui. De acordo com a marca alemã, os testes irão garantir que ele esteja pronto para as condições de temperatura e solo, além da compatibilidade com a infraestrutura de postos de recarga já existente.

Galeria: Audi e-tron 2020

"O e-tron é o novo marco na história da Audi no mundo todo, pois é o primeiro veículo 100% elétrico produzido em série e comercializado para diversos mercados. Iniciar os testes do e-tron no território brasileiro é uma etapa muito importante no nosso planejamento de trazê-lo para o país", diz Johannes Roscheck, presidente e CEO da Audi do Brasil.

Este período de testes servirá para avaliar o desempenho e autonomia do e-tron em diversas condições de temperatura e piso no Brasil. A Audi ainda fará testes em parceria com empresas e estabelecimentos para ampliar a quantidade de postos de recarga, além de avaliar a compatibilidade com a infraestrutura feita por outras fabricantes – como o corredor entre Rio de Janeiro e São Paulo.

Audi e-tron 2020
Audi e-tron 2020

Com vendas iniciadas na Europa no início de 2019, o Audi e-tron é o percursor da nova linha de elétricos da marca. Conta com dois motores, um em cada eixo, gerando um total de 408 cv e 67,7 kgfm de torque. Acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e tem velocidade máxima limitada a 200 km/h. Sua autonomia é de aproximadamente 400 km, recarregando 80% de sua carga em 30 minutos com um posto de recarga rápida.

O anúncio foi feito pela Audi durante a pré-estreia do filme Vingadores: Ultimato. O veículo aparece na produção, além do protótipo esportivo e-tron GT. A fabricante alemã tem uma longa parceria com a Marvel, que iniciou em 2008 com o filme Homem de Ferro, com o personagem Tony Stark guiando um R8. Desde então, a marca apareceu nos seguintes filmes do Marvel Cinematic Universe:

2008 – “Homem de Ferro”: Audi R8 Coupé, Audi S5 e Audi Q7

2010 – “Homem de Ferro 2”: Audi R8 Spyder, Audi A8L e Audi S5 Cabriolet

2013 – “Homem de Ferro 3”: Audi R8 e-tron, Audi S7 Sportback e Audi A8L

2015 – “Vingadores: Era de Ultron”: Audi R8 Coupé, Audi A3 Cabriolet, Audi TTS e Audi A6 Hybrid

2016 – “Capitão América: Guerra Civil”: Audi SQ7, Audi prologue concept, Audi A4 Sedan, Audi R8 e Audi A7 Sportback

2017 – “Homem-aranha: De volta ao Lar”: Audi A8L, Audi R8 Spyder e Audi TTS Roadster (Distribuído pela Sony)

2019 – “Vingadores: Ultimato”: Audi e-tron GT concept e Audi e-tron Sportback concept

Audi - Isabelle Drummond

A Audi ainda aproveitou a noite para anunciar que a atriz Isabelle Drummond será a nova embaixadora da marca no Brasil. “A escolha da Isabelle para integrar o time de embaixadores também é um marco na história da Audi no Brasil no que diz respeito à conexão com as mudanças de comportamento da sociedade”, diz Claudio Rawicz, diretor de comunicação da Audi do Brasil. “Seu espírito inovador e de ações sustentáveis está em linha com a visão de propósito e valores que são intrísecos à marca”.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com