Audi Q4 e-tron antecipa versão elétrica do SUV-cupê rival do BMW X2
Crossover acelera até 100 km/h em 6,3 segundos e tem autonomia de 450 km
O Audi Q4 e-tron é apresentado no Salão de Genebra 2019, ainda que na forma de protótipo. É o segundo SUV elétrico da empresa, com uma pegada diferente do e-tron. Serve para mostrar o visual e dimensões do Q4 normal de produção, como também adianta a mecânica elétrica da futura variante EV (que ficará para o final de 2020).
Seu design mostra uma inspiração direta em seu irmão maior, o Audi e-tron. Com 4,59 metros de comprimento, ficará posicionado entre o Q3 e o Q5. Como curiosidade, a Audi diz que a pintura da carroceria, chamada Solar Sky, foi pensada para reduzir o aquecimento da cabine, algo positivo para a eficiência do veículo.
Galeria: Audi Q4 e-tron concept 2019
Quase de série
O modelo alemão mostra muitos elementos e detalhes estéticos que servirão de base para o futuro Q4 e-tron de produção, incluindo os retrovisores laterais do tipo convencional (ao invés das câmeras como no e-tron). Claro, ele ainda tem algumas coisas de carro conceito, como a falta de maçanetas nas portas ou o uso de rodas de liga leve de 22 polegadas, que parecem pouco úteis na vida real.
Do lado de dentro, encontramos uma evolução do Audi virtual cockpit, o painel digital da empresa; um head-up display com realidade aumentada; e uma tela sensível ao toque de 12,3 polegadas para o sistema multimídia.
450 km de autonomia
Estruturalmente, o SUV alemão utiliza a nova plataforma MEB do Grupo Volkswagen, desenvolvida para carros elétricos e que vimos em outros protótipos como o VW I.D. e o Seat el-Born. Neste caso, ele está com um pacote de baterias de 82 kWh de capacidade, posicionada na parte de baixo da carroceria, entre os eixos.
Segundo os dados da fabricante, o Q4 e-tron tem autonomia de 450 km, seguindo o novo ciclo de testes WLTP. A Audi ainda diz que tem velocidade máxima limitada em 180 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos.
Voltando ao seu tamanho, o conceito elétrico tem 4,59 metros de comprimento, 1,90 m de altura e 1,61 m de altura, com uma distância de entre-eixos de 2,77 m. Além disso, o sistema de tração integral dispensa uma união física, permitindo que a marca utilize melhor o espaço para aumentar o conforto dos passageiros.
306 cv de potência
O Q4 e-tron é equipado com dois motores elétricos, um de 204 cv e 31,6 kgfm, posicionado no eixo dianteiro, e outro de 102 cv e 15,3 kgfm no eixo traseiro. No total, geram uma potência combinada de 306 cv. Na maioria dos casos, a tração é traseira, utilizando o motor dianteiro quando precisar de mais força ou perceber perda de aderência. Já a bateria tem uma função de carga rápida de 125 kW, permitindo recuperar 80% de sua capacidade em apenas 30 minutos.
Obs: este post foi atualizado às 15h54 com fotos ao vivo do Salão de Genebra
Galeria: Audi no Salão de Genebra 2019
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Audi Q4 Sportback e-tron Concept é novidade que aposta no estilo SUV-Coupé
Hyundai HB20 foi o carro que mais desvalorizou em 2024
Audi Q4 finaliza testes antes da estreia no Salão de Frankfurt
Nissan Kicks, mais perto do lançamento no Brasil, aparece em SP
Audi confirma novas gerações de Q3 e A7 para 2025; veja o que sabemos
Com apenas 1 carro, SUV elétrico da Chrysler vira dúvida
Audi Avant RS2: dirigimos a perua feita em parceria com a Porsche