Quando anunciou sua linha de carros elétricos, a Volkswagen ainda disse que tem a meta de vender 1 milhão de modelos EV até 2025. Para isso, terá um portfólio bem completo, até o momento composto por um compacto, um SUV, um sedã e uma van. Segundo a revista inglesa Auto Express, há mais um modelo em desenvolvimento, um SUV compacto, do tamanho do T-Cross, que teria um preço abaixo de 20 mil libras (R$ 94,9 mil, em conversão direta).

Este SUV compacto elétrico será construído com a plataforma modular MEB, feita especialmente para modelos EV. Terá um tamanho próximo ao do T-Cross, medindo um pouco menos de 4 metros de comprimento, enquanto o crossover derivado do Polo mede 4,11 m na versão europeia (a brasileira terá 4,19 m). Porém, como a mecânica de um carro elétrico é mais compacta do que a convencional, ele teria um espaço interno maior, superando até o do T-Roc, SUV feito a partir do Golf e que é maior do que o T-Cross.

No entanto, este modelo não chegará às lojas tão cedo. Herbert Diess, chefe da Volkswagen, disse recentemente que a marca queria oferecer um modelo deste tipo no início da próxima década e que a missão é superar a Tesla. “Em 2020, nós teremos veículos que podem fazer tudo o que um Tesla faz, por metade do custo”, disse o executivo.

 

Assim como o futuro hatch I.D., o SUV compacto deve oferecer três tipos de bateria. A versão de entrada usará a menor delas, de 48 kWh e com um motor elétrico no eixo traseiro, que terá autonomia de 300 km. A configuração intermediária sobe a autonomia para 450 km, enquanto a topo de linha será capaz de rodar mais de 500 km. As versões mais caras ainda teriam um segundo motor no eixo dianteiro, recebendo tração nas quatro rodas.

A linha de elétricos da Volkswagen terá início no final de 2019, com a apresentação do hatchback I.D., que pode ser batizado como Neo. As vendas começam em 2020. Em seguida, será a vez da minivan baseada no conceito I.D. Buzz. Os planos ainda incluem o sedã I.D. Vizzion e o SUV I.D. Crozz. A VW colocar 27 modelos baseados na plataforma MEB nas ruas até 2022, somando outras marcas do grupo.

Fonte: Auto Express

Envie seu flagra! flagra@motor1.com