Depois da aproximação ocorrida entre Volkswagen e Ford, outras duas gigantes do setor automobilístico parecem também estar ensaiando uma parceria estratégica. Conforme relata a agência de notícias Automotive News, BMW e Daimler (grupo controlador da Mercedes-Benz) estão negociando o fechamento de uma aliança que deverá envolver o desenvolvimento conjunto de plataformas, baterias para elétricos e tecnologias de condução autônoma. As conversas ainda estão em estágio inicial e detalhes, a essa altura, ainda são desconhecidos.

As empresas ainda não confirmam as negociações, mas esta não é a primeira vez que se aproximam. Em 2017, tanto a BMW quanto a Daimler, juntamente com Ford e Volkswagen, começaram a trabalhar conjuntamente na criação de uma rede de carregamento rápido de elétricos por toda a Europa, começando por países como Alemanha, Áustria e Noruega. Em 2016, ambas também se uniram à empresas de telecomunicações para definir especificações para redes móveis com tecnologia 5G.

Mercedes GLE 2019

O fechamento de acordos e parcerias entre grandes grupos reflete o período tumultuado pelo qual passa a indústria. As montadoras passaram décadas construindo motores a combustão e agora estão tendo de se adaptar à virada tecnológica do setor, voltando todas as atenções para a mobilidade elétrica e a condução autônoma. Ambas são tecnologias que exigem investimentos maciços e o fechamento de alianças é fundamental para reduzir custos de desenvolvimento.

Fonte: Automotive News Europe

Galeria: Nova BMW Série 3 2019

Envie seu flagra! flagra@motor1.com