No começo de fevereiro, a Kia anunciou seus planos para o mercado indiano, mostrando 16 modelos globais e um conceito inédito em um evento no país. Embora o SP Concept tenha sido desenhado e desenvolvido para a Índia, parece que será um modelo global, pois a marca tem planos de lançá-lo também nos Estados Unidos. Isto não é um rumor, pois a informação foi revelada por Han-Woo Park, CEO da Kia, durante uma entrevista ao Automotive News.

Enquanto a versão indiana será produzida na nova fábrica em Anantapur, que custou US$ 1,1 bilhão, o modelo para os EUA deve ser importado da Coreia do Sul, a partir do segundo semestre do ano que vem. O modelo ainda não tem um nome oficial, mas deve ser batizado como Tusker (ao menos na Índia), após uma enquete online que incluía nomes como "Trazor", "SP-Z" e "Trailster".

Será interessante ver como este novo SUV será posicionado na linha da maioria dos mercados. A empresa já tem um modelo compacto, o Stonic, só que ele não é vendido nos EUA. Por lá, as menores opções entre os crossovers são o Soul (que mudará de geração em novembro) e o Sportage. O mais provável é que seja oferecido entre estes dois.

Galeria: Kia Telluride 2020 - New York Fashion Week

Além de introduzir um novo crossover compacto nos Estados Unidos, a Kia também trabalha no Telluride, um SUV de sete lugares que foi apresentado há quase dois meses durante o New York Fashion Week e que começará a ser vendido em meados de 2019. Será produzido nos EUA, na mesma fábrica onde a empresa monta o Sorento e o Optima.

Após estes dois produtos, a Kia começará a pensar sobre criar uma picape. Porém, não há nada confirmado pois, como Han-Woo Park admite, é um segmento competitivo.

Falando em picapes, a Hyundai ainda não decidiu se vai mesmo produzir um modelo baseado no conceito Santa Cruz de 2015. Ainda está em fase inicial de desenvolvimento e, mesmo se for aprovada, levará mais dois anos e meio para que esteja pronta para ser fabricada.

Fonte: Automotive News

Envie seu flagra! flagra@motor1.com