SUV compacto trocará de motor para ter maior torque e reduzir consumo

Logo no lançamento do JAC T40, a marca confirmou que o SUV compacto receberia uma versão com transmissão CVT, repetindo a estratégia feita com o modelo de categoria acima, o T5. Mas não será uma simples troca de câmbio, pois será feita também a substituição do motor. Sai o atual 1.5 de 127 cv para entrar um novo 1.6 aspirado flex com duplo comando variável de válvulas. Preços devem subir cerca de R$ 3 mil, como no T5, fazendo com que o T40 CVT custe algo em torno de R$ 60 mil.

Leia também:

A JAC já colocou o T40 CVT nas ruas para terminar os ajustes, como mostra a unidade flagrada pelo leitor Francisco Filho. Precisa rodar bastante, já que o novo 1.6 é um motor inédito até mesmo na China e fará sua estreia no modelo brasileiro. Dados ainda não foram revelados, mas espera-se que tenha desempenho semelhante em termos de potência. O ganho será em torque, por usar duplo comando variável para admissão e escape – o 1.5 usa variador apenas na admissão.

Fontes ligadas à marca explicam que essa troca é necessária por dois motivos. O primeiro é enquadrar o veículo nas novas metas de emissão e rendimento energético que serão exigidas pelo Rota 2030. O segundo motivo é justamente o torque, pois os 15,7 kgfm não seriam suficientes para o T40 com o CVT – aprenderam com o desempenho fraco do T5. Este motor também deve ser levado ao modelo manual em outro momento, assim como para outros carros da marca.

JAC T40 CVT - Flagra
JAC T40 CVT - Flagra

Não adianta procurar mudanças no design, pois não há nenhuma. A diferença do modelo é puramente mecânica, tendo até mesmo a lista de equipamentos igual. Ou seja, o T40 terá como opcional o conjunto com central multimídia de 8" e a câmera frontal no retrovisor (para filmar o trânsito), além da “pintura” em dois tons (que na verdade é o teto adesivado em preto).

O lançamento acontece em março de 2018. “No mais tardar, em abril”, revela nossa fonte. Será apenas a primeira das novidades da JAC para o ano que vem. Logo em seguida será a vez da picape média. A fabricante ainda promete um hatch aventureiro chamado T20, baseado no J2, e um SUV grande batizado como T70, previsto para o segundo semestre.

Fotos: Francisco Filho

JAC T40 CVT - Flagra