Ford admite problema no motor 2.3 EcoBoost dos primeiros Focus RS
Uma nuvem de fumaça branca já foi vista saindo do escape de algumas unidades
O Ford Focus RS foi lançado em 2015 com a promessa de ser um carro de rali para as ruas - exatamente o que os fãs da marca estavam esperando. Mas, recentemente, o hatch virou noticia com proprietários mostrando que o motor 2.3 EcoBoost, o destaque do do carro, pode ter alguns problemas.
Em comunicado para a publicação Autocar, a Ford confirmou que o motor 2.3 pode apresentar uma anomalia que o leva a consumir o líquido da refrigeração. Este problema foi notado nos primeiros Focus RS, e parece ter afetado carros com cerca de 10.000 km rodados.
Este problema é o responsável pela fumaça branca que sai pelo escape, já que o motor queima o líquido durante a fase fria. Quando perguntados se o problema resultará em um recall para o Focus RS, um porta-voz da Ford disse que a empresa "trabalha em reparos para todos os consumidores". O chamado pode afetar até mesmo os Focus RS que não apresentaram o problema, de forma preventiva.
Galeria: Ford Focus RS 2016 - First Drive
A Ford disse que já substituiu alguns motores afetados pelo problema. Os atuais estão sendo construídos seguindo as novas especificações e estão cobertos pela garantia. A companhia não informou oficialmente qual a causa do problema, mas os donos sugerem que seja uma falha na junta do cabeçote, na vedação do bloco com o cabeçote.
O problema também pode ser oriundo de uma distorção no bloco, não um problema da junta em si. Rumores indicam que, pelo fato de o motor ter diversas galerias de arrefecimento, a junta não veda as partes corretamente. Graças a donos de Mustang, já sabemos que o defeito se limita ao Focus RS. O motor 2.3 do Mustang usa um tipo diferente de alumínio no bloco e cabeçote, enquanto o do Focus RS é feito de alumínio reforçado com outros metais.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford diz que "é muito cedo para especular" sobre o novo Focus RS
Honda Amaze: novo mini City indiano custa dois terços de um Kwid
Próximo Ford Focus RS terá ajuda elétrica para ultrapassar os 400 cv
Chevrolet despenca 70% na China e vive mesmo drama da Volkswagen
Ford lança sistema de freio de mão "de drift" para o Focus RS
Chevrolet Equinox RS 2025: os detalhes do SUV médio de R$ 267 mil
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?