Hyundai cria airbag para teto solar panorâmico
Equipamento é ativado em 0,08 segundo em caso de capotamento.
Na incessante busca por tornar os carros o mais seguros possível, as fabricantes estão instalando mais airbags por todo o interior do veículo. No entanto, há um lugar onde nunca vimos um airbag antes: o teto.
A Hyundai Mobis, fornecedora oficial de peças da empresa, apresenta o que ela chama de primeiro airbag para teto solar panorâmico. O objetivo é impedir que os passageiros sejam jogados para através do teto em caso de capotamento. A nova bolsa inflável funciona de forma similar aos airbags de cortina usados em muitos carros. Fica na parte de trás do teto e cobre toda a área de vidro em apenas 0,08 segundo.
É claro, a empresa diz que o desenvolvimento deste airbag encontrou várias dificuldades técnicas do que colocar bolsas infláveis em outros lugares. Precisa funcionar esteja o teto solar aberto ou fechado, por exemplo, e deve caber no espaço apertado do teto. A Hyundai Mobis diz que tem 11 patentes para essa tecnologia.
O airbag será usado em SUVs de luxo, apesar de a fabricante dizer que "chamou a atenção de várias instituições ligadas à segurança viária e oficiais da indústria nos EUA.”
A notícia vem logo depois de um relatório sobre a quantidade de pessoas que se machucaram após o teto solar explodir espontaneamente (que motivou um recall do Hyundai Veloster há alguns anos no Brasil). A Consumer Reports diz que ao menos 859 casos foram relatados desde 1995. Porém, o airbag feito pela Hyundai Mobis não foi criado para resolver esse problema.
Ainda assim, o mercado para tecnologias ligadas ao teto solar panorâmico deve crescer ainda mais, já que cada vez mais empresas instalam esse tipo de teto em seus lançamentos. Na verdade, a Hyundai Mobis diz esperar que a venda deles cresçam 11% anualmente dos atuais 22% - o que significa que há um grande mercado em potencial para este airbag.
O teto solar não é o único lugar incomum onde as fabricantes estão instalando airbags. A Porsche patenteou bolsas infláveis para a coluna A dos conversíveis, a Ford considerou colocar airbags para assentos traseiros , e a Mercedes-Benz patenteou um externo para proteger pedestres.
Fonte: Hyundai Mobis
Galeria: Hyundai New Tucson 2017
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