A Mercedes-Benz confirmou nesta terça-feira (8) o registro de patente nos Estados Unidos de um inédito tipo de airbag externo. Anunciada de forma simultânea em relação à celebração do Dia Internacional do Pesdestre, a notícia é um reforço à segurança veicular - tema levado cada vez mais a sério por toda a indústria. Até o momento, a marca não confirmou quando levará a tecnologia à produção em série, mas a expectativa fica para um eventual uso na próxima geração de algum veículo importante.

Leia também:

Conforme explica a marca, as bolsas de ar funcionam por sensores de aproximação que detectam a iminência de uma colisão. Os componentes são encaixados em dispositivos de tecido instalados nas colunas dianteiras do veículo, de tal modo que, quando acionados, se ajustam à superfície do capô. Em caso de acidentes, os airbags amortecem o impacto e, ao mesmo tempo, evitam que o pedestre se choque diretamente com o para-brisa ou partes metálicas rígidas da carroceria, como as próprias colunas "A".

 

Mercedes-Benz A-Pillar Airbag

 

É uma medida que pode contribuir significativamente com a segurança do pedestre, mas não chega a ser completamente inédito. A Volvo oferece há anos sistema parecido no V40, oferecendo-o inclusive no Brasil. Neste caso, o airbag vai instalado sob o capô do carro e é acionado a velocidades de até 50 km/h para minimizar o impacto do pedestre com o veículo.

Fotos: United States Patent and Trademark Office

Galeria: Mercedes-Benz patente airbag externo

Envie seu flagra! flagra@motor1.com