Estamos na contramão das políticas globais quanto aos automóveis. Diversas marcas anunciaram a eletrificação de sua linha, com ao menos uma versão elétrica ou híbrida para cada modelo. Países como Alemanha, China, França e Reino Unido falam de proibir a venda de carros somente à combustão nas próximas décadas. No Brasil, há pelo menos uma boa iniciativa para trazer essa tecnologia. Estamos falando do Salão Latino-Americano de Veículos Híbridos-Elétricos Componentes e Novas Tecnologias, que chega à sua 13ª edição.

O evento acontece em São Paulo entre os dias 21 e 23 de setembro, aberto ao público. Tem 40 estandes, desde fabricantes com seus modelos “verdes”, passando por empresas que oferecem soluções para carros elétricos e até espaço para universidades mostrarem veículos que criaram com essa tecnologia.

 

13º Salão Latino-Americano de Veículos Híbridos-Elétricos

 

São poucos modelos em exposição, mas cada estande tem pessoas empolgadas para mostrar como funciona, alguns com palestras sobre como o Brasil poderia investir em veículos sustentáveis. É um bom reflexo do nosso mercado, com algumas fabricantes que tentam vender elétricos ou híbridos no país, sem desistir ante à indiferença do governo.

Quem puder visitar o evento vai encontrar boas atividades. É possível fazer test-drive em quatro modelos: BMW i3, Renault Twizy e Volvo XC90 T8, para sentir como é acelerar um carro que não faz nenhum barulho. Prepararam uma pista relativamente grande e a quantidade de automóveis disponíveis deve dar conta do recado, já que a organização espera 8 mil visitantes durante os três dias.

 

13º Salão Latino-Americano de Veículos Híbridos-Elétricos

 

Cada um dos estandes dá uma explicação de como funciona a tecnologia de seu veículo, seja ela híbrida ou elétrica, e muitas delas com demonstrações dentro do carro. E vão além dos automóveis de passeios. Temos ônibus elétricos feitos pelos chineses da BYD, bicicletas com motores elétricos e patinetes dos mais variados. Tem até skate.

 

13º Salão Latino-Americano de Veículos Híbridos-Elétricos

 

Dá para sentir como é ser um piloto. A FIA montou um estande com três cabines rodando o simulador de Fórmula E usado pela categoria. Um bom aperitivo, já que a F-E terá uma etapa em São Paulo em 2018 e fica cada vez mais disputada, agora que Audi, BMW, Mercedes-Benz e Porsche entrarão no campeonato, além da Jaguar, PSA Peugeot-Citroën e Renault que já apostavam na categoria.

Tudo isso para mostrar ao brasileiro que o carro elétrico não é nenhum bicho de sete cabeças. Mesmo assim, é uma realidade distante pela falta de incentivo do governo. Infelizmente, não parece que irá mudar tão cedo. Em entrevista à Agência Brasil, o secretário de Desenvolvimento e Competitividade industrial do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Igor Calvet, revelou que não há discussão no momento sobre novos incentivos para híbridos e elétricos no Rota 2030, o novo regime automotivo que deve valer a partir de janeiro do ano que vem. Calvet afirma que qualquer alteração deve acontecer a médio prazo.

Serviço
13º Salão Latino-Americano de Veículos Híbridos-Elétricos Componentes e Novas Tecnologias

Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo
21 a 23 de setembro
Avenida Otto Baumgart, 1000 – Vila Guilherme – São Paulo/SP
Aberto das 9h às 20h
Entrada gratuita
Transporte gratuito via ônibus saindo da Estação Tietê do metrô, estacionado na Rua Marechal Odylio Denys, esquina com a Rua Voluntários da Pátria.

Galeria: 13º Salão Latino-Americano de Veículos Híbridos-Elétricos

Envie seu flagra! flagra@motor1.com