Quando Roger Moore morreu, deu-se o debate sobre qual teria sido o melhor James Bond da história. Muita gente prefere o Sean Connery. Outros acham que Daniel Craig está se mostrando o mais adequado ao papel. Seja como for, Moore foi o que teve os carros e aventuras mais legais com eles. Como a pirueta com um AMC Hornet no filme "007 contra o homem com a pistola de ouro". Uma cena que a Jaguar fez questão de repetir no lançamento de seu novo SUV, o E-Pace. E de aperfeiçoar. A manobra foi parar no Livro Guinness dos Recordes como a mais distante já feita com um carro de série. Confira acima o feito e, abaixo, a cena antológica do filme de 1974.

Leia também:

A façanha com o novo Jaguar E-Pace foi realizada com a ajuda do piloto de acrobacias Terry Grant. O mesmo cara que tentou andar apenas em duas rodas com um Range Rover Sport SVR no Festival de Velocidade de Goodwood. Grant conseguiu percorrer 15,3 m dando a famosa pirueta e somou mais um título a seus muitos recordes no Guinness. O cara tem agora 21 recordes mundiais.

2018 Jaguar E-Pace Barrel Roll

Para a realização do salto, que fez o carro girar 270° no ar, a Jaguar escolheu o espaço de exposições ExCel, um dos únicos grandes o bastante. Antes de chegar à rampa, Grant teve de percorrer 160 m para atingir a velocidade correta. As rampas de decolagem e aterrisagem foram especialmente projetadas com o software CAD para que tudo corresse com perfeição. Grant foi submetido a forças de 5,5 G durante o "voo".

Jaguar E-Pace Barrel Roll

A Jaguar não especifica qual foi o E-Pace usado na quebra do recorde, mas, como se trata de uma marca obtida com "carro de série", ele não deve ter sofrido modificações a não ser as chapas de aço presentes no assoalho e visíveis na foto acima. É possível que se trate da versão mais forte, com o motor 2.0 Ingenium a gasolina de 300 cv.

Jaguar E-Pace Barrel Roll

Na Europa, o E-Pace será fabricado pela Magna Steyr, o maior fornecedor do mundo. A Magna tem fábrica na Áustria, onde também será fabricado, em 2018, o SUV elétrico da Jaguar, o I-Pace. Na China, o SUV será fabricado em Changshu, em uma fábrica que a Jaguar tem com a Chery. A produção por lá começa em 2018.

Fotos: divulgação

Galeria: Jaguar E-Pace bate recorde com manobra 007

Envie seu flagra! flagra@motor1.com