Divisão de operações especiais do grupo Jaguar Land Rover, a SVO apresenta nesta semana o ousado XE SV Project 8. Considerado por muitos como um dos projetos mais agressivos já desenvolvidos pela marca, o modelo chega ao mercado com tiragem limitada (apenas 300 unidades serão produzidas) e o título de carro de passeio mais rápido e potente já fabricado pela empresa. E tamanha patente se justifica facilmente: são nada menos que 600 cv de potência à disposição, extraídos do conhecido motor 5.0 V8 sobrealimentado.

Leia também:

A ideia de transformar o XE em um veículo de competição legítimo veio da SVO. Segundo a Jaguar, o carro funcionará como vitrine de performance para o próprio XE nas versões mais brandas e, ao mesmo tempo, como real exemplo das capacidades de preparação da divisão esportiva. Os números falam por si só: 600 cv de potência e 71,3 kgfm de torque máximo, que garantem aceleração de 0 a 96 km/h em 3,3 segundos e máxima de 321 km/h. O câmbio é automático de 8 marchas.

 

Jaguar XE SV Project 8

 

Entre outras modificações, o bólido recebeu reajustes no software do controle de estabilidade (deixando o funcionamento mais permissivo), molas com acerto mais rígido, direção com respostas mais diretas, acelerador com respostas igualmente aprimoradas e freios cerâmicos de alta eficiência. A carroceria segue sendo composta por liga de alumínio, como o XE convencional, mas parte específicas como para-choques e capô são feitos de fibra de carbono.

 

Jaguar XE SV Project 8

 

No interior, a SVO foi generosa na aplicação de revestimentos como fibra de carbono e Alcantara. Na América do Norte, será disponibilizada uma versão com 4 lugares e bancos dianteiros esportivos. Na Europa, haverá apenas espaço para os passageiros da frente, de modo a abrir lugar na parte de trás para reforços estruturais. Preços ainda são uma incógnita.

Fotos: divulgação 

Galeria: Jaguar SE SV Project 8

Envie seu flagra! flagra@motor1.com