Contran estabelece obrigatoriedade de DRLs a partir de 2021
No entanto, será proibida a troca das lâmpadas originais por xenônio ou LEDs
Uma resolução publicada nesta semana pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece a adoção de novas regras para o sistema de iluminação dos veículos a partir de 2021. Com base na determinação, a 667/2017, automóveis, picapes, ônibus e caminhões produzidos a partir desta data são obrigados a sair de fábrica com as chamadas luzes de circulação diurna, as DRL. A ideia é adequar a legislação às novas tecnologias do setor e reforçar os avanços em segurança.
Há pontos da resolução, porém, que estão sendo bastante questionados. Neste trecho, o Contran diz: “É proibida a substituição de lâmpadas dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia que não seja original do fabricante.” Dessa forma, o proprietário fica impedido de instalar luzes de LED ou xenônio em um carro que saiu de fábrica com lâmpadas halógenas, sob pena de estar cometendo infração.
Outra novidade da medida diz respeito às normatizações, até então inexistentes, para novos sistemas de iluminação presentes principalmente em modelos vendidos por marcas premium, como acendimento automático dos faróis e faróis altos, luzes de frenagem de emergência e faróis direcionais.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lula x Flávio Bolsonaro: propostas para o transporte no 2º turno
DS, uma das marcas problemáticas da Stellantis, mostra carro conceito
Senado dos EUA tenta banir definitivamente os carros chineses
Peugeot E-T16 é um hot hatch retrofuturista que adianta futuro do 208
ANTT suspende testes com novos radares de velocidade média no Brasil
Fiat Multipla está de volta como picape e pode adiantar algo sobre a Strada
Mudança na CNH B pega carona no Move Brasil e libera carros mais pesados