A Lamborghini iniciou a produção do Countach em março de 1974, enviando supercarros elegantes em forma de cunha para a linha de montagem para o que viria a ser uma série de 16 anos. Não era, de forma alguma, um veículo produzido em massa - apenas 1.999 foram construídos durante esse período.
Mas esse número não revela o enorme impacto que ele teve em todo o mundo automobilístico. E tudo começou com o Countach verde de 1974 visto aqui, o primeiro a sair de linha. Para celebrar a ocasião, a Lamborghini trouxe o modelo LP 400 de volta ao local onde nasceu. A linha original ainda está no mesmo local de Sant'Agata Bolognese, uma comuna de Bolonha, na Itália, ainda na ativa. Hoje, as coisas pareçam um pouco diferentes hoje. A empresa também divulgou fotos antigas da linha de produção do modelo ao longo dos anos, mostrando os modelos LP 500 e LP 5000 sendo montados. Os modelos mais recentes são responsáveis pela grande maioria da produção total do Countach.
A Lamborghini até mesmo reservou um tempo para realizar uma sessão de fotos com seu principal supercarro moderno, o Revuelto. Embora muita coisa tenha mudado no mundo do automobilismo, ambos os carros ainda contam com a potência do V12. E ambos são extremamente ecológicos.
"Temos orgulho de ainda estar produzindo nossos modelos de carros superesportivos no local onde o Countach foi criado", disse Ranieri Niccoli, Diretor de Manufatura da Lamborghini. "A produção mudou radicalmente desde então e houve uma transformação acentuada de muitos aspectos, começando com a produção do Countach até os modelos atuais."
O LP 400 original foi fabricado de 1974 a 1978 e se destaca pela ausência dos para-lamas alargados. Essa modificação chegou para o LP 400S e foi projetada para acomodar os pneus Pirelli com largura maior. Ele foi fabricado de 1978 a 1982, quando o LP 5000S entrou em cena. Sua aparência é praticamente idêntica à do LP400 S, mas o V12 foi aumentado para 4,8 litros.
O 5000S Quattrovalvole (quatro válvulas por cilindro) foi lançado em 1985, permanecendo até 1988, trazendo um motor ainda maior e mais potência para o supercarro. O Countach deixou de ser fabricado em 1990 com a série especial do 25º aniversário, do qual foram construídos 658 exemplares.
"Hoje, nossa produção é muito diferente da de 1974", disse Niccoli. "Mas ela mantém os melhores aspectos e reúne as habilidades manuais de nossos operadores e as melhores tecnologias disponíveis, dando origem à chamada Manifattura Lamborghini Next Level."