Já dirigimos: Novo Chevrolet Equinox 2025, em breve no Brasil
A nova geração do SUV é mais atraente graças a um design mais angular e a um interior mais agradável
A nova geração do Chevrolet Equinox está em testes no Brasil. Ainda produzido no México, não deve mudar seu posicionamento do atual por aqui, inclusive ao manter o motor 1.5 turbo já conhecido, mas com uma identidade bem mais forte para um lado off-roader. Já vendido nos Estados Unidos, esta é uma avaliação do Chevrolet Equinox com motor 1.5 turbo e, neste caso, tração integral - para nós, devemos ter apenas a tração dianteira com câmbio CVT.
O Equinox atualizado é suficientemente prático, seguro e potente para que os pais se sintam à vontade para levar seus filhos à escola antes que eles tenham idade suficiente para fazê-lo por conta própria, tudo isso sem estourar o orçamento para os padrões dos EUA. O que lhe falta em desempenho (o que você esperava do 4-cilindros de 1,5 litro turbo e 175 cv?) o Equinox compensa em segurança e tecnologia.
O Chevrolet Safety Assist, que inclui frenagem automática de emergência aprimorada, frenagem frontal para pedestres e bicicletas, alerta de colisão frontal, assistente de manutenção de faixa com aviso de saída e muito mais, é um equipamento de série juntamente com diversas outras tecnologias de segurança. O assistente de estacionamento traseiro, o controle de cruzeiro adaptativo e a frenagem automática reversa são apenas algumas das outras vantagens que você obtém na versão LT básica.
As versões RS e Activ custam a partir de US$ 34.395 (R$ 194,3 mil). Todas as três versões mencionadas acima estão disponíveis com tração dianteira e uma transmissão continuamente variável ou tração integral e uma nova transmissão automática de oito velocidades. A Activ, com seus pneus Continental de 17 polegadas para todo tipo de terreno, foi o que mais absorveu os solavancos e buracos das ruas de Minneapolis (EUA) quando o dirigi na semana passada junto com o RS.
Achei que os pneus mais grossos teriam se traduzido em mais ruído de estrada na cabine, mas não houve diferença audível entre os modelos Activ e RS. O motor de 1,5 litro é o mesmo de antes, capaz de lidar com o trânsito ou passar por um caminhão sem hesitação, mas não espere um grande empurrão quando pisar no acelerador. Você sabe muito bem quando o motor está funcionando - basta dar tempo para que ele faça seu trabalho.
Prós: Muita tecnologia de segurança de série, orientado para o custo-benefício, estilo aprimorado
A transmissão não tem problemas para escolher uma marcha, apesar das duas marchas adicionais para frente (agora são oito na caixa automática), mas parece precisar de um momento para realizar os cálculos necessários antes de mudar. É como se a Chevrolet tivesse programado o computador para medir duas vezes e mudar uma vez. Mas, uma vez que a central eletrônica tenha decidido o que a transmissão deve fazer, ela muda rapidamente.
O Equinox com tração nas quatro rodas têm o benefício adicional de um novo modo Off-Road, além dos modos Normal e Neve. O modo Off-Road permite mais giro das rodas e guinada do veículo sem interferências do controle de tração, mas a estrada de terra que a marca selecionou para nós, com seu limite de velocidade de 32 km/h, não permitiu avaliar essas afirmações. Não que eu estivesse esperando escalar uma montanha na zona rural de Minnesota.
A plataforma mais ampla e o design exterior totalmente novo do Equinox ajudam a dar a ele uma aparência mais utilitária, emprestando as caixas de roda quadradas da Silverado e da Colorado dos EUA. Isso também torna a abertura traseira um pouco maior. Cada versão tem um painel de instrumentos e um para-choque exclusivos, sendo que a Activ tem o mais largo. O teto branco em dois tons está disponível na LT e na Activ, enquanto o teto preto é uma opção na LT e na RS.
No interior, o Equinox Activ conta com assentos de couro sintético Evotex e microfibra de camurça, que parecem premium o suficiente para o preço. Ele é macio e flexível, como a maioria dos pontos de contato importantes dentro da cabine. No entanto, também há muito plástico rígido nos painéis das portas dianteiras, nas colunas e em qualquer outro lugar onde se espera que uma montadora como a Chevrolet economize alguns centavos. Apenas o assento do motorista possui um cinto de segurança de altura ajustável.
Contras: Trem de força pouco convincente, plástico barato em alguns pontos, acabamento off-road desaponta
A Chevrolet moveu a alavanca de câmbio para a coluna de direção, liberando espaço no console central para o seletor de modo de condução superdimensionado que agora fica atrás de espaço para o carregador sem fio. Sua orientação em pé e horizontal dificultou a colocação do meu telefone no local certo, atrapalhando o carregamento.
A tela de 11" do motorista e a multimídia de 11,3" eram grandes e fáceis de ler, enquanto os controles táteis do ar-condicionado sob a tela central eram fáceis de usar. Foi muito simples acionar os assentos ventilados opcionais e manter o controle climático automático ajustado para a temperatura mais baixa sem desviar o olhar da estrada.
A RS era a versão mais esportiva das duas que dirigi, mas apenas se levarmos em conta a aparência. O volante de base achatada, o acabamento vermelho e a costura com detalhes em vermelho e azul evocavam uma estética mais radical que não se traduzia na experiência de dirigir. O carro não parecia notável, mas talvez esse seja o objetivo.
O novo Equinox não atrapalha suas necessidades. Ele tem um design totalmente novo por dentro e por fora, mas a Chevrolet não quis alienar os compradores que fizeram do Equinox o SUV mais vendido da marca nos EUA por anos. A empresa vendeu três milhões de Equinox em 20 anos e não imagino que os compradores se afastarão da nova geração - eles só precisam escolher o acabamento que mais gostam. Ele pode vir envolto em uma nova embalagem, mas ainda é um Equinox por baixo, e isso é muito reconfortante para muitos compradores.
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