Esta edição do Semana Motor1.com Brasil está refletindo em grande parte uma série de lançamentos que foram apresentados em São Paulo (SP). O principal deles foi a chegada da aguardada BYD Shark, exibida por aqui pela primeira vez com o seu conjunto híbrido plug-in. Outro grande lançamento nesta semana foi a apresentação do novo Peugeot 2008 2025.
Na Argentina, a Volkswagen apresentou por completo a nova Amarok 2025 para aquele mercado, adiantando o que poderemos esperar da picapes por aqui. Continuando na marca, flagras mostraram o novo SUV de entrada da empresa que ficará abaixo no Nivus e o novo Taos, que receberá facelift nos próximos meses. A GWM anunciou a estreia de novas marcas do grupo no Brasil: Tank e Wey. No Momento InsideEVs, a Neta detalhou o início de suas operações no mercado brasileiro com 2 carros elétricos.
BYD Shark no Brasil
A BYD revelou oficialmente a picape híbrida plug-in Shark em São Paulo (SP) nesta semana, marcando sua entrada no segmento de picapes no Brasil. A Shark deve chegar ao mercado brasileiro até outubro e a montadora chinesa já estuda a possibilidade de produzir o modelo localmente.
A Shark usa um chassi por longarina, com 5,46 metros de comprimento e 3,26 m de entre-eixos. Com capacidade de reboque de até 2,5 toneladas, ela pode carregar 835 kg de carga útil e sua caçamba comporta 1.450 litros.
O sistema híbrido plug-in da Shark combina um motor 1.5 turbo a gasolina com dois motores elétricos, um em cada eixo, resultando em uma potência combinada de 480 cv. A BYD promete que a picape acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, com um consumo médio de 13,3 km/l. A autonomia elétrica é de 100 km, enquanto a autonomia total chega a 840 km. Os preços oficiais da Shark devem ser divulgados apenas em outubro.
Novo Peugeot 2008 2025 - Lançamento no Brasil
A Peugeot lançou a nova geração do 2008 no Brasil, agora fabricado na Argentina. O SUV passou por uma grande reformulação visual, aumentando para 4,31 metros de comprimento e 2,61 m de entre-eixos. O interior do 2008 também foi aprimorado, oferecendo um acabamento de qualidade semelhante ao do 208, com mais espaço para os ocupantes do banco traseiro e um porta-malas maior.
Sob o capô, o modelo traz o motor 1.0 turbo flex de até 130 cavalos, já conhecido de modelos como o Fiat Pulse, Peugeot 208 e Citroën C3 Aircross, acoplado a um câmbio automático CVT. Todas as versões do novo Peugeot 2008 2025 vêm de fábrica com rodas de 17", painel digital, quatro airbags, ar-condicionado e outros itens. No entanto, apenas a versão mais completa oferece assistentes de condução avançados, como monitor de ponto cego e frenagem autônoma de emergência. O controle de cruzeiro adaptativo não está disponível em nenhuma versão.
O novo Peugeot 2008 2025 tem preços promocionais de lançamento que variam entre R$ 119.990 (versão Active) e R$ 149.990 (versão GT). Porém, esses valores serão mantidos apenas até o final de agosto, com os preços oficiais variando de R$ 139.990 a R$ 169.990.
GWM Tank 300 e Wey 07 no Brasil
A GWM anunciou novidades para o mercado brasileiro, incluindo a chegada de duas novas marcas: Tank e Wey. O modelo Tank 300, com foco em off-road, terá chassi por longarina, tração integral e maior altura do solo, de 220 milímetros. O veículo é equipado com um motor 2.0 turbo a gasolina e dois motores elétricos, entregando uma potência combinada de 408 cavalos e 71,3 kgfm de torque. O câmbio é automático de nove marchas e o lançamento no Brasil está previsto para o primeiro semestre de 2024.
Já a marca Wey, divisão de luxo da GWM, trará o modelo 07, um SUV grande com mais de cinco metros de comprimento e capacidade para seis pessoas. Embora a GWM não tenha revelado muitos detalhes sobre o modelo, sabe-se que, no exterior, ele pode combinar um motor 1.5 turbo a gasolina com até três motores elétricos, entregando até 500 cv.
Flagra: Novo SUV da VW
O novo SUV de entrada da Volkswagen, que pode ser o sucessor do Gol, foi flagrado em testes no Brasil. O lançamento está previsto para o próximo ano, e o modelo deve ficar posicionado abaixo do Nivus em termos de preço, o que pode estar relacionado ao aumento de preço do Nivus. As imagens mostram que o novo SUV tem porte semelhante ao do Fiat Pulse e Renault Kardian, e deve compartilhar a mecânica com o Polo de entrada, com motor 1.0 turbo flex de 116 cavalos.
Além disso, a Volkswagen foi flagrada testando o facelift do Taos no Brasil. O modelo, que será apresentado nos Estados Unidos em setembro, deve receber atualizações visuais e no painel, ficando mais próximo do Tharu chinês. O facelift do Taos pode trazer a estreia do novo motor 1.5 turbo, que deve introduzir a eletrificação nos modelos da Volkswagen no Brasil.
Neta Auto - Lançamentos
A Neta, mais uma marca chinesa de veículos elétricos, anunciou sua entrada no mercado brasileiro. A partir de setembro, a marca começará a abrir lojas no país, oferecendo dois modelos: o AYA e o X. O Neta AYA, um veículo compacto com quatro metros de comprimento, tem 95 cv de potência e uma bateria de 40,7 kWh, oferecendo uma autonomia de 263 km, de acordo com o InMetro. Os preços começam em R$ 124.900 para a versão Comfort e vão até R$ 134.900 para a versão Luxury.
O Neta X é um SUV de 4,61 metros de comprimento e 163 cv de potência. A versão de entrada 400, com bateria de 52,5 kWh e autonomia de 258 km, custará R$ 194.900. Já a versão 500, com bateria de 64,1 kWh e autonomia de 317 km, terá preço de R$ 204.900. Ainda haverá uma versão Luxury 500, com os mesmos 64,1 kWh por R$ 214.900.
Mais tarde, no final do ano, a Neta lançará o esportivo Neta GT, um cupê elétrico com 394 cavalos de potência, que promete acelerar de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos e oferecer uma autonomia de até 580 quilômetros. O preço desse modelo ainda não foi revelado.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Peugeot 2008 cresce 60% e alcança melhor resultado desde 2018
Peugeot 208 foi o preferido dos argentinos em novembro; veja o ranking
Peugeot 2008 2025 tem aumento de R$ 5.000 no preço de todas as versões
Porsche inicia pré-venda do novo 911 Carrera GTS por R$ 1.127.000
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"
Comparativo Peugeot 2008 GT vs. VW T-Cross Comfortline: o novato ou o líder?