Cada vez mais os carros automáticos ganham o mercado brasileiro. Já contamos com poucos modelos que possuem versões manuais, sendo que boa parte está na linha de entrada, e uma grande fatia dos consumidores já dão esse salto em busca do conforto no dia a dia. Só que não é algo tão barato de se ter em casa.
Listamos os 10 modelos mais baratos com câmbio automático. Na lista, hatches e sedãs dominam uma faixa que vai dos R$ 100 mil até próximo dos R$ 115 mil - O único SUV que entrou foi o novato Basalt, na versão de acesso com câmbio AT, Feel Turbo 200, tabelada em R$ 112.290. Veja quais são e o que trazem como principais itens de série.
Assim como na lista anterior, o Fiat Argo segue como o automático mais barato do mercado brasileiro. Usa um conjunto conhecido, o 1.3 Firefly aspirado de até 107 cv e 13,7 kgfm de torque, ligado ao CVT que simula 7 marchas. Tem controle de tração e estabilidade, ar-condicionado, sistema multimídia com tela de 7" e espelhamentos e computador de bordo, mas pode receber até ar-condicionado automático e chave presencial como opcional, que joga seu valor aos R$ 100.480.
O Toyota Yaris é um dos modelos entre os mais baratos, sendo que tanto a carroceria hatch quanto a sedã possuem o mesmo preço sugerido. Bem conhecido do brasileiro, ambos conseguem se manter na lista com sua versão de entrada que, na lista de equipamentos, já tem ar-condicionado, sete airbags, central multimídia de 7", travas e vidros elétricos, direção elétrica, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e retrovisor com ajuste elétrico. O motor é o 1.5 de até 110 cv, em conjunto ao câmbio CVT.
Citroën C3 You T200 2025
A Citroën apresentou a primeira versão turbinada do C3 em agosto de 2024. É a mais barata (e única) com câmbio automático. Ele traz um conjunto motriz bem conhecido da Stellantis, com o 1.0 turbo flex atrelado a um câmbio automático CVT . Tem rodas de 15" de liga leve, central multimídia com tela de 10,25" e espelhamentos sem fios, ar-condicionado e os obrigatórios controles de tração e estabilidade.
Outra versão criada recentemente, o Polo Sense reúne um pacote da versão MPI com o conjunto de motor 1.0 turbo e câmbio automático de 6 marchas. Tem faróis em LEDs, painel em tela de 8", piloto automático, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, retrovisores elétricos, chave presencial com partida por botão e sistema multimídia com tela de 6,5".
O Fiat Cronos já esteve na primeira posição do ranking dos carros automáticos mais baratos do Brasil. Só que os aumentos consecutivos empurraram o sedã para a 5ª posição, tirando um pouco do bom custo-benefício. Na versão Drive CVT, traz ar-condicionado, vidros e travas elétricas, controles de estabilidade e tração, central multimídia de 7 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em rampas e controle de cruzeiro. O motor é o mesmo do Argo, com o 1.3 Firefly de 107 cv.
Versão criada para ser a mais barata com câmbio automático, o Onix AT Turbo não tem mais a competitividade que já teve. Sua lista de equipamento traz itens como ar-condicionado, seis airbags, direção elétrica, rádio com Bluetooth, assistente de partida em rampas, controles de estabilidade e tração, travas e vidros elétricos e mais. Se quiser mais equipamentos, há o LT automático por R$ 110.290.
Renovado em 2022, o Hyundai HB20 agora está na metade de baixo na lista dos carros automáticos mais baratos do Brasil. A versão Comfort Plus é equipada com o 1.0 turbo de 120 cv acoplado ao câmbio automático de 6 marchas. Recebe uma lista de equipamentos interessante, contando com seis airbags, ar-condicionado, direção elétrica, assistente de partida em rampas, controles de estabilidade e tração, vidros e travas elétricas, sensor de estacionamento traseiro, central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e rodas de liga leve de 16 polegadas.
Reestilizado recentemente, o 208 na versão Allure já vem bem equipada, com sistema multimídia com tela de 10" com espelhamentos sem fios, 4 airbags, e luzes diurnas em LEDs. Para ter teto panorâmico, revestimento de couro para bancos e volante, chave presencial e carregador por indução é preciso adquirir o opcional Pack Advance, ao custo de R$ 7.000.
Usando a mesma estratégia do Onix, o Chevrolet Onix Plus tem uma versão automática mais acessível com o motor 1.0 turbo de 116 cv. Ainda não é o sedã mais barato neste quesito por causa do Toyota Yaris e do Fiat Cronos. Repete os equipamentos do hatchback, vindo com seis airbags, assistente de partida em rampas, ar-condicionado, controles de estabilidade e tração, rádio com Bluetooth, travas e vidros elétricos, entre outros.
Único SUV desta lista, o recém-lançado Basalt é o SUV-cupê mais barato do Brasil tanto com câmbio manual quanto com câmbio CVT , a versão mais barata do Basalt sem embreagem conta com câmbio CVT com simulação de 7 marchas, tem 125 cv com gasolina e 130 cv com etanol, com torque de 20,4 kgfm com ambos os combustíveis. Entre os itens de série, conta com 4 airbags, painel de instrumentos digital com tela de 7'', sistema multimídia com tela de 10'' com Android Auto e Apple CarPlay sem fios e rodas de 16" com pneus 205/50.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Qual o consumo dos carros 1.0 aspirados, segundo o Inmetro
A pintura deste Lamborghini Revuelto é artesanal e levou 480 horas
BYD Shark: com quais picapes médias topo de linha ela irá competir?
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Citroën Basalt Feel 1.0: veja detalhes da versão básica e com quem concorre
Flagra: VW testa novo SUV Tera na terra antes do lançamento em 2025
Os 10 carros mais baratos do Brasil em 2024; veja preços e equipamentos