Nesta edição do Semana Motor1.com Brasil, a GWM anunciou a chegada do novo Haval H6 PHEV19, versão mais em conta do SUV híbrido plug-in, como parte da linha 2025 do modelo. Para o segmento de duas rodas, imagem divulgada pelo CEO da Shineray adiantou uma futura estradeira da marca que pode chegar ainda em 2024.
Na Reforma Tributária, o Imposto Seletivo ameaça sobretaxar carros poluentes, incluindo híbridos. Em reunião com investidores, a Stellantis confirmou os planos para o futuro de suas marcas. Isso incluiu a confirmação de novas gerações tanto para o Renegade quanto para o Compass. Enquanto isso, a Fiat apresentou na Europa o novo Grande Punto, hatch que compartilha plataforma com o Citroën C3 europeu e pode ter adiantado o futuro do Argo. No Momento Inside EVs, a Assembleia Legislativa do estado de São Paulo está discutindo isenções de IPVA para eletrificados, mas deixou de fora os elétricos.
GMW Haval H6 PHEV19 2025
Como parte da linha 2025 do SUV, a GWM revelou o Haval H6 PHEV19. Trata-se da porta de entrada para linha híbrida plug-in do modelo. Como o nome sugere, tem menos baterias. Ele ainda ainda perde o motor elétrico traseiro do PHEV34, mas mantém o propulsor a combustão 1.5 turbo trabalhando em conjunto com um elétrico no eixo dianteiro (326 cv e 54 kgfm). A autonomia elétrica pelo InMetro é de 74 km.
O carro ainda pode servir como fonte de energia para outros equipamentos. O preço oficial é de R$ 239.000, mantendo a lista de itens de série dos demais Haval H6 PHEV34. No entanto, há um valor promocional de lançamento que reduz o preço temporariamente para R$ 229.000.
Shineray K19 - imagem divulgada por CEO da marca
O CEO postou uma foto anunciando a parceria com o lutador de MMA José Aldo, mas deixou escapar uma nova moto. Parece uma miniatura de Harley, mas deve ser um dos primeiros modelos de média cilindrada da Shineray no Brasil. Descobrimos que é uma moto que a Lifan produz na China, chamada de K19 ou K29, dependendo da cilindrada (150, 200 ou 250).
A Shineray parece estar misturando elementos dessas versões, como motor 250 com o farol da 200 e freio a disco traseiro da maior. A marca confirmou que é um protótipo e a versão de produção deve ser revelada no final de 2024. A expectativa é que chegue na faixa dos R$ 20 mil ou menos, competindo com motos como Haojue Chopper Road e Master Ride, com motor 150 ou 200, e até com a Royal Enfield Meteor 350, se vier com o motor 250.
Enquanto a Reforma Tributária está em discussão, o Imposto Seletivo, que pretende sobretaxar produtos nocivos, como cigarros e alimentos ultraprocessados, pode sobretaxar carros a combustão, incluindo híbridos. O texto atual do Imposto Seletivo deve cobrar mais até dos eletrificados, que poluem menos. Só carros elétricos ficariam fora dessa cobrança mais elevada. A Anfavea está preocupada e pediu a exclusão do setor automotivo desse imposto, alegando que o setor já está focado na descarbonização e que aumentar impostos contradiz os esforços de baratear carros, principalmente os de entrada.
A tecnologia Bio-Hybrid da Stellantis
Para quem achou que o Jeep Renegade ia acabar, a Stellantis confirmou uma nova geração para ele e o Compass, chegando em 2027. O novo Renegade quer tornar a Jeep protagonista entre os SUVs pequenos e deve ser um dos elétricos mais baratos nos EUA em 2027, custando menos de US$ 25 mil. Ele usará a nova plataforma STLA Small, que acomoda qualquer tipo de eletrificação, incluindo híbridos.
No Brasil, especula-se que, com a chegada do Jeep Avenger menor e o Renegade crescendo, faria sentido manter o Renegade em linha. O Compass também deve chegar em 2027, com a plataforma STLA Medium, a mesma do novo Peugeot 3008. A plataforma permite SUVs de até 4,9 metros e inclui opções elétricas, híbridas e a combustão.
Fiat Grande Panda 2024
A Fiat apresentou na Europa os primeiros detalhes do novo Grande Panda, que conviverá com o Panda na Europa até 2026. Esse modelo deve inspirar o sucessor do Argo no Brasil. O Grande Panda usa a plataforma STLA Smart da Stellantis, derivada da CMP da Peugeot-Citroën. Ele terá versões elétrica (113 cv) e a combustão (até 136 cv), com visual quadradinho e reto, lembrando o Panda original dos anos 80.
BYD Dolphin Mini (BR)
O projeto de lei 1510/2023 em São Paulo, que propõe isenção de IPVA para veículos que usam energia limpa, mas exclui os veículos elétricos. A proposta inclui apenas ônibus e caminhões movidos a gás natural, hidrogênio e biometano, e carros híbridos que utilizem etanol e não passem de R$ 250 mil.
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