Apresentado como carro-conceito em 2021, o Dacia Bigster parece finalmente próximo de chegar ao mercado em versão de produção. Protótipos do modelo final têm rodado em testes desde o início do ano e indicam que os trabalhos em torno do projeto estão sendo tocados a todo vapor. Agora, projeções publicadas pelo site Kolesa adiantam mais detalhes do design e indicam como deverá ficar o novo SUV.

Na versão final, a grosso modo, o Bigster será uma versão alongada do Duster com proposta mais familiar e acabamento mais refinado. Terá aproximadamente 4,60 metros de comprimento (contra 4,34 m do Duster) e se diferenciará justamente pela entrega extra de espaço interno. Será inserido no chamado segmento C e terá capacidade para acomodar até 7 passageiros (contra apenas 5 do irmão).

Dacia Bigster - Projeção

A Dacia já adiantou que o modelo adotará materiais ecológicos na composição do habitáculo e elementos de proteção contra arranhões externos confeccionados de plástico reciclado. Outra novidade será a ausência de decorações cromadas ou imitações de alumínio, agregando ao modelo aspecto de robustez e sobriedade.

Além disso, o SUV será posicionado como carro-chefe da gama da empresa e tomará como base a plataforma CMF-B do grupo Renault-Nissan. Com isso, já nascerá preparado para ser equipado tanto com motores tradicionais quanto com conjuntos híbridos. Neste último caso, será destaque o conjunto E-Tech formado por motor 1.6 de quatro-cilindros a gasolina com propulsor elétrico associado, gerando 140 cv de potência.

Novo Renault Duster 2025

Novo Duster 2025 com logotipo da Renault

Do ponto de vista do design, não haverá grandes mudanças em relação ao novo Duster que já roda na Europa. Como dito, a principal diferença entre os dois SUVs se dará no comprimento e no refinamento interno. O Duster levará 5 passageiros, enquanto o Bigster - graças ao entre-eixos alongado - terá espaço para até 7 pessoas e mais esmero internamente. O lançamento acontecerá no final do ano, começando pela Europa com a versão Dacia.

No Brasil, a chegada do modelo como Renault é uma possibilidade. A marca reservou R$ 2 bilhões para viabilizar o lançamento de inédito SUV com estilo cupê por aqui e poderá se interessar também pelo Bigster como opção familiar e complementar ao estilo mais esportivo do modelo cross-cupê. A conferir.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com