A Fiat tem falado há um tempo sobre criar uma nova linha de veículos e um deles será um compacto, que irá substituir o Panda na Europa e será a inspiração para o sucessor do Argo no Brasil. Depois de ser mostrado como um estudo, agora temos as primeiras fotos e o nome: Diga olá para o Grande Panda.

A Fiat está, portanto, diferenciando claramente o novo modelo do Panda anterior, que continuará a ser produzido com um motor de combustão até pelo menos 2026. O "Grande Panda" é uma reminiscência do Grande Punto de 2005, que também saiu brevemente da linha de produção junto com seu antecessor. 

Galeria: Fiat Grande Panda 2024

O Fiat Grande Panda é o primeiro produto novo em uma família de modelos que será seguida por um novo veículo a cada ano até 2027. Ele foi desenvolvido para os mercados globais e é baseado na plataforma STLA Smart, que por sua vez é uma adaptação da arquitetura CMP, na versão de baixo custo desenvolvida na Índia. Esta base já é bem conhecida pelos brasileiros, pois é usada pelos Citroën C3 e C3 Aircross. A plataforma permite o uso de diferentes tipos de motorização, incluindo elétrico.

Stellantis - Smart Car

Isso dá à Fiat a oportunidade de desenvolver modelos de veículos que atendam às necessidades locais individuais dos clientes em todo o mundo. No lançamento, o Fiat Grande Panda estará disponível nas versões híbrida e elétrica.

Projetado na Itália para o mundo todo

O Fiat Grande Panda foi projetado no Centro Stile em Turim (Itália) e pertence ao segmento B, com comprimento de 3,99 metros. É o mesmo tamanho que o Fiat Argo e está bem próximo do Citroën C3 europeu, que tem 4,01 metros de comprimento. É provável que o Grande Panda assuma os preços de ambos em seus respectivos mercados, assim como as motorizações.

Isto significa que deverá usar os motores da linha Firefly no Brasil, com o 1.0 e 1.3, além de uma opção turbo com sistema micro-híbrido. Na Europa, espera-se que tenha uma versão puramente elétrica com 113 cv e um motor a gasolina micro-híbrido de 136 cv. Ainda não se sabe se o motor básico a gasolina de 101 cv do C3 será adicionado em algum momento.

Fiat Grande Panda (2024)

Fiat Grande Panda (2024)

Citroën C3 (2024) em um test drive

Citroën C3 (2024)

O design da carroceria do Grande Panda se diferencia do C3 com muito sucesso (em nossa opinião) e incorpora elementos estilísticos do icônico modelo antecessor. Ele tem uma aparência robusta e claramente estruturada com o típico design italiano. A combinação de linhas marcantes e superfícies fortes é enfatizada ainda mais pelos arcos das rodas pronunciados. Dá para notar que manterá o que a Stellantis chama de "atitude SUV", com elementos que lembram um utilitário.

A parte dianteira é particularmente impressionante: linhas ortogonais envolvem a grade quadrada do radiador. A proteção inferior implícita enfatiza o caráter robusto do novo Fiat Grande Panda. A assinatura das luzes de circulação diurna consiste em pixels horizontais dispostos em um padrão xadrez. Isso é uma reminiscência do estudo de fevereiro de 2024.

Fiat Grande Panda (2024)

Fiat Grande Panda (2024)

A silhueta do novo Fiat Grande Panda lembra a de seu antecessor histórico da década de 1980. Um efeito que é ainda mais enfatizado pelos trilhos do teto. A inscrição tridimensional PANDA nas superfícies das portas é uma homenagem surpreendente ao clássico Fiat Panda 4x4. Os elementos pretos e quadrados nas colunas C têm um efeito 3D: Dependendo do ângulo de visão, eles mostram a palavra FIAT ou o logotipo da marca composto por quatro barras.

40 anos do Fiat Panda

Fiat Panda (1980)

Conceito Fiat Panda 2024

Fiat Panda Concept (fevereiro de 2024)

A traseira também tem um visual marcante. A relação entre a área da janela, a seção da carroceria e o para-choque tem a intenção de simbolizar proteção e estabilidade. As letras FIAT na porta traseira homenageiam o histórico Fiat Panda, e as lanternas traseiras também podem lembrar o modelo clássico.

O novo Fiat Grande Panda tem rodas de liga leve de 17 polegadas com corte diamantado. O X central nas rodas cita geometrias da década de 1980 e as combina com um estilo futurista.

Fiat Grande Panda (2024)

Fiat Grande Panda (2024)

Olivier Francois, CEO da Fiat e CMO Global da Stellantis, explica: "A melhor maneira de comemorar o 125º aniversário da Fiat é olhar para o futuro. Isso começa com o novo Fiat Grande Panda. O novo modelo, projetado no Centro Stile Fiat em Turim, incorpora os valores de seu antecessor. O novo Fiat Grande Panda é baseado em uma plataforma que pode ser usada em todo o mundo, o que nos dá a oportunidade de ampliar o alcance da Fiat.

Com o Fiat Grande Panda, estamos iniciando a transição para plataformas globais e compartilhadas que abrangem todas as regiões do mundo. Estamos repassando os benefícios resultantes para nossos clientes. O Fiat Grande Panda é perfeito para famílias e mobilidade urbana em qualquer país - o novo modelo é um verdadeiro Fiat."

Ainda não se sabe exatamente quando e a que preço o Grande Panda chegará ao mercado. No momento, a única informação vaga é que "será lançado primeiro na Europa, no Oriente Médio e na África". A Fiat também ainda não revelou nenhuma imagem do interior. Provavelmente só veremos mais em 11 de julho de 2024, como parte das comemorações do grande aniversário da Fiat.

No caso do Brasil, o carro pode não chegar exatamente com este design, mas algo bem próximo. Há tempos a Fiat tem falado de unificar a linha europeia com a brasileira e aprender mais com o sucesso da marca por aqui. Será lançado até 2026, como a empresa confirmou na apresentação para acionistas realizadas na última quinta-feira (13).

Envie seu flagra! flagra@motor1.com